• Chimera: Linguagem Declarativa para Analisar Fluxo do Tráfego de Rede

    Como um grande número de pessoas sabe, os sistemas de detecção de intrusão desempenham um papel vital na segurança da rede, e à frente destes sistemas, está uma linguagem utilizada para expressar políticas. De maneira ideal, esta linguagem deve ser poderosa, apresentando um processo de implementação agnóstico e deve também ser multi-plataforma. Infelizmente, os sistemas de detecção de intrusão da atualidade, principalmente os mais populares, apresentam um desempenho abaixo da meta estabelecida.



    Chimera se destaca pela expansividade no diz que diz respeito às linguagens SQL


    Os sistemas de banco de dados SQL têm passado por mudanças relacionadas a uma adaptação para lidar com o fluxo de dados, mas ainda têm de alcançar a eficiência e a flexibilidade necessárias para as tarefas de detecção de intrusão de alta complexidade. Nesse contexto, falaremos sobre "Chimera", que trata-se de uma linguagem de consulta declarativa para processamento de tráfego de rede, que faz a ponte entre os poderosos sistemas de detecção de intrusão e uma plataforma simples, independente de sintaxe SQL.

    Além disso, Chimera apresenta uma expansão referente às linguagens SQL para melhor lidar com o tráfego de rede, adicionando tipos de dados estruturados, funções de primeira classe, dentre outros recursos. Também é válido ressaltar que essa linguagem declarativa é um ótimo exemplo de a linguagem Chimera são apresentados como exemplo do uso de regras ativas e dedutivas, dentro do contexto de orientação a objetos.





    Saiba Mais:

    [1] Help Net Security http://www.net-security.org/secworld.php?id=13509

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L