• Quake II Portado para Tecnologia HTML5

    Essa é a novidade do dia! Os desenvolvedores do Google acaba de lançar o GWTQuake [2], uma versão do jogo Quake II portada para uso de tecnologias HTML5 como WebGL [3], Audio [4], Canvas [5], WebSockets [6] (sockets via Web) e Local Storage [7] (armazenamento local). Uma curiosidade: o GWTQuake foi criado durante os 20% de tempo diários a que os funcionários da empresa tem direito a se dedicar a projetos próprios. Neste projeto, a maioria dos gráficos são fornecidos pela renderização WebGL, via Canvas do HTML5. O WebGL permite a renderização 3D com aceleração de hardware direcionada a código JavaScript. O código JavaScript vem do Jake2, uma versão baseada em Java do código do Quake, após tradução.


    Por sinal, a tradução é feita via software GWT (Google Web Toolkit) do Google, o qual, por design, converte código Java em JavaScript. Porém, o mesmo é utilizado para permitir que os desenvolvedores de aplicativos empresariais possam escrever aplicações Web puramente em Java. O GWTQuake é instalado após o download do código fonte e posterior construção do servidor dedicado baseado em java. Então, esse servidor envia o código para um navegador, quando o usuário estiver navegando em uma página com o mesmo ativo.


    Saiba Mais:

    [1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...es-969764.html
    [2] GWTQuake: http://code.google.com/p/quake2-gwt-port/
    [3] WebGL: http://www.khronos.org/webgl/
    [4] Audio: http://dev.w3.org/html5/spec/Overview.html#audio
    [5] Canvas: http://dev.w3.org/html5/spec/Overvie...canvas-element
    [6] WebSockets: http://dev.w3.org/html5/websockets/
    [7] Local Storage: http://dev.w3.org/html5/webstorage/
    Comentários 2 Comentários
    1. Avatar de WhiteTiger
      WhiteTiger -
      Faltou comentar que como o HTML5 ainda é pré-release, eles basearam a escrita para demonstrar a aplicação do HTML5 usado no Chrome. Nada de Firefox. O HTML5 é a versão do google. O firefox está aguardando a definição final do padrão e só implementou o que já entrou em concenso.
    1. Avatar de edmarmega
      edmarmega -
      Mas pelo que li no site deles, com o que foi disponibilizado é possivle montar um servidor de Quake II, onde o jogo será rodado diretamente no navegar Chrome, sem a necessidade de demais instalações, isso seria muito interessante, quem sabe eles nao consigam fazer isso como com mais servidores de games baseados em java server, assim como o L2J (Line Age II Interlude), um dos games online mais jogados, mas com certeza para games deste tipo o usuario final deverá ter uma internet banda larga muito boa com pouca latencia, pois no L2J, pode-se jogar com internet a partir de 100kbps, só que quando a latencia é grande o player morre sem nem saber quem matou devido ao lag, ou esse sistema da google é banda extra larga deles?
      É da google pode esperar tudo, entrou na briga dos OS, na briga de fornecedor de internet, ja possui o maior e mais usado site de buscas do mundo, o que mais falta para eles? via satelite?, hardware?, afinal quem ou o que é a google?
    + Enviar Comentário


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L