• Oracle Exadata Database Machine Aumenta Escalabilidade nas Transações do Grupo Cephas

    O Grupo Cephas é constituído por empresas que são responsáveis pelo gerenciamento de meios eletrônicos de pagamento que são realizados através de cartões de alimentação, vales refeição, vales farmácia, convênio, bônus e gerenciamento de frota por intermédio da ValeCard e telemetria da BlockAuto, dentre outros. Registrando cerca de seis milhões de transações ao mês e com planos audaciosos para expandir a base de clientes a cada ano, o Grupo Cephas precisava reforçar sua infraestrutura de TI para suportar todo este crescimento exponencial.



    Plataforma Exadata é sinônimo de confiabilidade e incorporadora de maior potencial às infraestruturas de TI


    Para que esse plano de expansão pudesse dar certo, foi necessário fazer a adoção da plataforma Oracle Exadata Database Machine, que trouxe como benefício a possibilidade de um crescimento altamente escalável, de acordo com a demanda da empresa. Após a adoção do sistema, que ocorreu em abril deste ano de 2012, o tempo de resposta em rotinas, como as de faturamento, foi bastante reduzido, passando de uma hora para apenas dois minutos. Em média, os processos apresentaram melhoria de 5 a 15 vezes, dependendo da complexidade, e a velocidade de processamento das transações se tornou 50% mais rápida.


    Exadata Database Machine e Oracle Consulting Minimizam Interrupções

    Outro ponto importante nesse processo foi que a ValeCard, empresa de cartões de benefícios e as demais companhias do grupo não tiveram mais interrupções no sistema, o que, anteriormente, ocorria com certa frequência. A implementação do Oracle Exadata Database Machine foi planejada em conjunto com Oracle Consulting, para que fosse realizada em etapas e com o mínimo de interrupções. Na primeira fase foram transferidos todos os bancos de dados, e, em seguida, os sistemas mais simples, como workflow. O próximo passo foi a transferência das ferramentas mais complexas, como a de Business Intelligence. Por último, houve a transferência do sistema de autorização e dos portais externos.

    Além do Oracle Exadata Database Machine X2-2, o Grupo Cephas adquiriu outras soluções da Oracle para reestruturar seu parque tecnológico, como a plataforma Exadata Storage Server; Real Application Clusters; Oracle Database Enterprise Edition 11g, algumas funcionalidades do BDEE, Data Guard e do Oracle Advanced Customer Support Services.


    Relevância no Faturamento e no Processamento de Dados

    Nessa sequência de mudanças, a ValeCard vem apresentando taxas expressivas com crescimento de 40% ao ano. Esta marca representa um crescimento relevante tanto em faturamento quanto em relação ao volume de processamento de dados. As demais empresas do Grupo Cephas também têm expandido suas operações e, por esta razão, a organização decidiu reforçar a sua infraestrutura com a implementação do Oracle Exadata Database Machine, devido ao seu enorme potencial e confiabilidade.

    As transações de dados são processadas no centro operacional do Grupo Cephas, que fica situado em Uberlândia, Minas Gerais, e exigem redundância de links, assim como acessos com especial atenção da área de TI. Tudo isso para viabilizar as transações on-line, sempre com alta disponibilidade.


    Considerações dos Executivos

    De acordo com as considerações de José Geraldo Ortigosa, diretor de Operações do Grupo Cephas, "é necessário haver disponibilidade 24 horas por dia, sete dias por semana, durante todo o ano, e isso o Exadata da Oracle está proporcionando. Dessa forma, há um grande reconhecimento por parte dos clientes, que já elogiaram a companhia graças à alta disponibilidade e à velocidade do site".

    Ortigosa disse também que atualmente ele está analisando o Oracle Exalogic Elastic Cloud e outras soluções de storage para preparar a infraestrutura para um crescimento ainda maior. Mas, felizmente, não haverá preocupação com a troca de plataforma, pois será uma simples expansão.

    Quem também fez considerações sobre o sistema Exadata, foi Weligton Pinto, diretor de pré-vendas para Hardware e Soluções Otimizadas e Integradas da Oracle do Brasil. De acordo com o diretor, a solução proporciona alta performance para aplicações de missão crítica e é a melhor escolha para empresas que necessitam estar disponíveis o máximo de tempo possível, além de ser escalável, permitindo ao cliente crescer de forma gradual e sustentável de acordo com as necessidades futuras.


    Saiba Mais:

    [1] Oracle Corporation http://www.oracle.com/br/corporate/p...52250-ptb.html

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L