• Morre H. Edward Roberts, Criador do Primeiro PC

    Muitos podem não lembrar deste homem, mas Bill Gates nunca o esqueceu. Foi graças ao invento de H. Edward Roberts, que os fundadores da Microsoft tiveram sua principal ferramenta para o desenvolvimento do que se tornaria hoje o sistema operacional mais utilizado no mundo, o Windows. Para quem não o conhece, Dr. Roberts foi o criador do primeiro computador pessoal, ou PC. De nome MITS Altair, este foi o primeiro micro-computador de uso geral de "baixo custo" da época. Dr. Roberts morreu nesta terça feira, dia 30 de março, em um Hospital da Geórgia, aos 68 anos com quadro de pneumonia.

    Roberts e sua criação, MITS Altairs.

    Para Bill Gates, a conexão com o Dr. Roberts foi também de cunho pessoal, pois foi escrevendo software para o Altair que ele, um estudante de Harvard, e seu amigo e co-fundador da Microsoft, Paul G. Allen, iniciaram sua monumental carreira e Império.

    Quando o Altair foi introduzido em meados da década de 1970, os computadores pessoais - ainda chamados de micro-computadores - eram apenas aparelhos eletrônicos intrigantes para amadores.

    Dr. Roberts, ao que parece, era um Hobbista clássico. Ele deixou sua marca no mundo da informática, construiu seu próprio negócio, posteriormente o vendeu e desapareceu do meio. E tudo isso muito antes dos computadores pessoais realmente conquistarem seu lugar de direito no mercado, e na vida das pessoas e empresas. Muito diferente de Bill gates, que possuía planos muito mais ambiciosos neste mercado.

    É fato que existiu alguma animosidade entre Roberts e gates, tanto que ele não compareceu as comemorações dos 20 anos do vale do Silício, em 1981, com a introdução da I.B.M. e o avanço dos micro-computadores para o mercado de PCs corporativos.


    Os Últimos Momentos

    Mas nos últimos anos, quando soube que Dr. Roberts padecia de uma doença, Gates fez uma aproximação ao seu antigo padrão e cliente. Em dezembro passado Gates enviou uma carta para Roberts e fez algumas ligações para o mesmo. E a alguns dias antes de sua morte, recebeu a visita de Gates em sua cabeceira, em Macon.

    De acordo com Dr. John David Roberts, filho do Dr. Roberts, "quaisquer problemas existentes entre ambos já haviam sido esquecidos no passado". Dr. John acompanhou a visita de gates ao hospital onde estava internado Dr. Roberts. Até Paul Allen fez repetidas visitas a Roberts nos últimos meses. Eu seu site, tanto Gates quanto Allen, efetuaram um post, com uma declaração conjunta de que ambos estariam muito tristes com a morte de seu "amigo e primeiro mentor".


    O Passado

    A declaração agradecia a chance que Roberts deu a ambos, "dois caras interessados em computadores, antes mesmo deles se tornarem lugar-comum", e ainda afirmam que eram "muito gratos a ele"..

    Tudo começou em 1975, quando o pequeno MITS Altairs apareceu estampando a capa da conhecida revista "Popular Electronics". Nesta época, ambos os futuros fundadores da Microsoft, mergulharam de cabeça na programação para o Altair, escrevendo uma versão da linguagem de programação BASIC que pudesse rodar nesta máquina. Eles chegaram ao ponto de se dedicar exclusivamente para essa tarefa. Gates abandonaria Harvard, enquanto Allen deixaria seu emprego na Honeywell em Boston. O produto que eles criaram para a máquina do Dr. Roberts, o Microsoft Basic, seria o início daquilo que os tornaria a maior empresa de software do mundo, além de deixá-los milionários.

    O MITS foi o carro-chefe da empresa no mercado de computadores pessoais, apenas por um curto período de tempo. Em 1977, Roberts vendeu sua companhia e se afastou do mercado como um milionário. E como parte do acordo de venda, ele aceitou não projetar computadores pelos próximos cinco anos - uma verdadeira eternidade para o mundo da informática. Roberts aceitou esse acordo na esperança de mudar sua vida.


    Para tal, começou a investir em fazendas na Geórgia. Depois de alguns anos, ele mudou de curso e decidiu reviver um antigo sonho de infância, para poder se tornar um médico. Roberts recebeu seu diploma de medicina em 1986, pela Universidade de Mercer, em Macon. Ele veio a se tornar um clínico geral em Cochran, 35 quilômetros a noroeste da universidade em que se formara.

    Em Albuquerque, Dr. Roberts muitas vezes entrava em conflito com Gates. E afirmou isso em uma entrevista feita em 2001 para o New York Times, onde disse que ele "era um garoto muito inteligente, mas também uma constante dor de cabeça no MITS". ele ainda adicionou, "você não podia argumentar com ele". O interessante notar foi que antigos empregados da MITS também afirmaram que Roberts era tão cabeça dura quanto Gates, e quando eles discutiam, "faíscas voavam".


    O Reconhecimento

    Ao longo dos anos, as pessoas começaram a dar crédito pelo surgimento do computador pessoal para empresas como IBM e Xerox. Mas Paul E. Ceruzzi, um historiador de Tecnologia no famoso Smithsonian Institution, escreveu em "History of Modern Computing" (na tradução literal, História da Computação Moderna) publicado pelo MIT em 1998, que "H. Edward Roberts, criador do Altair, merece o crédito como inventor do computador pessoal".


    Links Relacionados:

    - H. Edward Roberts, PC Pioneer, Dies at 68
    - Microsoft founders lead tributes to 'father of the PC'
    - PC Pioneer, Altair Creator Dies At 68

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L