• Botnet Ataca Blogs de Dissidentes Vietnamitas

    Este parece ser mais um crime digital contra a liberdade de expressão. De acordo com Neel Mehta, da equipe de segurança do Google, alguns Blogs que criticam o governo vietnamita foram sumariamente atacados via DDoS (Distributed Denial of Service). Os ataques partiram de computadores infectados com um malware disfarçado de teclado virtual do Windows para o alfabeto vietnamita. Esse trojan, além de roubar informações dos computadores infectados, ainda é capaz de se tornar um bot. Potencialmente, dezenas de milhares de computadores podem estar infectados.


    De acordo com George Kurtz, chefe do escritório de tecnologia da McAffe, a rede botnet se iniciou em 2009. O site da Vietnamese Professionals Society (VPS) parece ter sido comprometido, e o driver de teclado VPSKeys, foi substituído por um trojan. Posteriormente, os atacantes ludibriaram suas vítimas via e-mail. Detalhe: a rede botnet ainda está ativa.

    Kurtz acredita que os ataques tiveram motivação política, e que os atacantes possuem conexão com o governo vietnamita. Foi reportado que os ataques tinham como alvos os blogueiros que protestavam contra a mina de bauxita no planalto central daquele país, devido aos riscos contra o meio ambiente, rotulados como potencialmente altos e permanentes.


    Saiba Mais:

    [1] Heise Online: http://www.h-online.com/security/new...ts-969349.html

    Sobre o Autor: tuxdahora


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L