• América Latina: Dorkbot e Trojan SMS Liderando Ataques

    A ESET divulgou na última segunda-feira, 10 de dezembro, através de seu laboratório na América Latina, um relatório com as principais ameaças à segurança da informação na região, ameaças estas que prevaleceram durante o mês de novembro. De acordo com informações dos pesquisadores, a maior prevalência no referido mês foi a propagação do código malicioso Dorkbot e o primeiro trojan SMS, conhecido como Boxer, que registra suas potenciais as vítimas em serviços pagos de envios de SMS.


    Cibercriminosos estão cada vez mais empenhados em desenvolver novas técnicas para propagar trojan na via e-mail e mensagens de texto


    Em relação ao Dorkbot, os pesquisadores da ESET identificaram uma nova campanha de propagação dessa ameaça através do envio de e-mails. Durante tal ação, os cibercriminosos enviam uma mensagem falsa, em nome de uma operadora de telefonia celular, informando que o usuário ganhou um iPhone 4. Na sequência, o e-mail solicita que o ganhador acesse um site para resgatar o prêmio. Caso a pessoa acesse o tal endereço online irá receber a solicitação para baixar um software de teste que na verdade, é um arquivo executável contendo a ameaça.

    Além disso, o relatório da ESET também aponta uma outra ameaça à segurança na América Latina: trata-se do "Boxer", o primeiro trojan SMS que afeta usuários no continente, com casos inclusive no Brasil. A ameaça se propaga por meio de aplicativos infectados para o sistema operacional Android. A partir do momento em que o app é baixado no smartphone, o código malicioso registra a vítima, automaticamente, em serviços pagos de SMS.

    O trojan Boxer já afetou mais de 60 países, dentre os quais está o Brasil e outros oito países da América do Sul e América Central, o que inclui Argentina, Chile, Peru, Panamá, Nicarágua, Honduras, Guatemala e México. De acordo com as considerações feitas por Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET Brasil, "esse relatório serve como mais um entre tantos outros alertas que tem sido feitos para os usuários, porque os cibercriminosos vem utilizando técnicas cada vez mais sofisticadas para enganar as pessoas." E o Dorkbot e o Boxer são bons exemplos dessa sofisticação.

    Saiba Mais:

    [1] IPNews http://www.ipnews.com.br/telefoniaip...-novembro.html

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L