• Sistema de Arquivos F2fs Integrado ao Kernel Linux

    Linus Torvalds fez uma integração de código para oferecer suporte ao sistema de arquivos F2fs, referente ao kernel do Linux; este ramo está sendo utilizado, atualmente, para preparar o Linux 3.8. Introduzido no mês de outubro, F2fs é um sistema de arquivos que foi desenvolvido principalmente por funcionários da Samsung e especialmente adaptado para mídias de armazenamento que utilizam flash memory chips e um Flash Translation Layer (FTL) - por exemplo, drives flash USB, cartões de memória (eMMC, SD cards) e os meios de armazenamento que estiverem incluídos em câmeras, tablets e smartphones.


    Código associado ao sistema de arquivos F2fs oferecerá suporte consolidado, com referência ao ramo principal do kernel do Linux


    Para aqueles que não conhecem o F2fs, trata-se de um sistema de arquivos Log-struturected File System (IFT). Da mesma forma que o Btrfs, esses sistemas de arquivos utilizam Copy-on-Write (COW); isso quer dizer que, toda vez que um arquivo for substituído, o sistema de arquivos irá, portanto, armazenar os novos dados em um lugar diferente e excluirá a referência aos dados antigos.

    No entanto, ao contrário do Btrfs ou do Ext4, o F2fs complementa a mídia de armazenamento em seqüência, sempre salvando novos dados por trás dos últimos dados armazenados (isso exclui o processo de fragmentação). Sendo assim, apenas depois de ter atingido a extremidade do suporte de armazenamento é que ele vai começar o processo novamente, e utilizar quaisquer áreas recentemente desalocadas, para que haja a possibilidade de armazenar maior quantidade de dados.


    Saiba Mais:

    [1] Heise On-line http://www.h-online.com/open/news/it...x-1773746.html

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L