• IBM Usa Patentes contra Emulador de Mainframe

    Essa história ninguém entendeu. Depois de prometer em 2005 que nunca usaria nenhuma de suas 500 patentes contra software de código aberto, neste ano de 2010 a IBM está utilizando duas de suas patentes contra o projeto Hercules. O Hercules é um projeto de emulação de mainframe criado há 11 anos atrás, com o intuito de permitir que seus usuários possam rodar o IBM z/OS e seus aplicativos em um hardware em commodity.


    A TurboHercules SAS, uma startup francesa fundada por Roger Bowler, o responsável por iniciar o projeto Hercules, quer oferecer o TurboHercules como uma solução para recuperação de desastres para usuários de mainframe da IBM. Ele inclusive escreveu uma carta para a IBM, perguntando uma maneira pela qual ele poderia fazer isso. Em resposta, a IBM nega o pedido e ainda envia uma carta, onde acusa Bowler de violação de propriedade intelectual. A resposta foi divulgada pelo fundador da NoSoftwarepatents, Florian Mueller.

    A carta ainda inclui uma lista contendo 106 patentes da IBM e 67 aplicações pendentes de patentes. E na lista, foram encontradas duas das 500 patentes (5613086 e 5220669) na qual a IBM se comprometeu nunca utilizar contra o software livre e de código aberto. Mueller diz que "essa traição" é inacreditável, mas que ele realmente nunca acreditou na sinceridade da IBM sobre essa promessa. Ele pede inclusive uma intervenção regulamentar contra a IBM, e já havia apresentado uma queixa anti-thrust a Comissão Européia com relação ao TurboHercules.


    Saiba Mais:

    [1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...or-970674.html

    Sobre o Autor: tuxdahora


    Comentários 1 Comentário
    1. Avatar de Fernando
      Fernando -
      Quanto às promessas já não posso nem comentar, afinal das contas eu não estava lá; Mas eu posso entender a empresa brecar uma iniciativa que pode vir a se tornar nociva a seu nicho de negócios mais dominante. No início realmente não havia problema algo em deixar o Hercules simular um z/OS, porém a iniciativa agora começou a alvejar clientes comerciais da própria IBM, e ela pode terminar ameaçando o mercado de Mainframes, cujo a IBM detém a gigantesca maioria da fatia de mercado.
    + Enviar Comentário

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L