• Práticas de Scam no Facebook

    As duas principais razões pelas quais os golpistas são gratos pela existência do Facebook, são o fato de que eles podem, facilmente, ter acesso a um grande número de pessoas em um curto período de tempo, e o fato de que as vítimas muitas vezes acabam "endossando" as fraudes, mesmo que involuntariamente. Isso porque é fácil se deixar levar por um falso senso de segurança, como o Facebook, que muitas vezes parece ser uma parte "privada e segura" da Internet, onde se encontra com amigos e familiares e, principalmente, se mantém atualizado sobre seus assuntos pessoais. Mas, o usuário comum precisa saber que as coisas não funcionam assim.

    Em face disso, aqui está uma lista dos golpes mais populares no Facebook, muitas vezes repetidos com apenas pequenas modificações, e, obviamente, ainda sendo bem sucedidos.



    Os Golpes Temáticos no Facebook

    A referida rede social muda a sua aparência e funcionalidades, muitas vezes, mas muitos usuários não gostam de qualquer tipo de mudança. Esta tendência humana normal é muitas vezes mal utilizada por golpistas, que oferecem falsas opções de desativação da timeline do Facebook. Além disso, um número ainda maior de fraudes tem como alvo aqueles que não estão satisfeitos com os recursos oferecidos pela rede social, e são levados a acreditar que há algumas formas de adicionar funcionalidades, tais como a capacidade de ver quem visita o perfil deles com mais freqüência, ver quem o eliminou de sua lista de amigos e até mesmo quantas horas eles passaram na rede social, mudar sua cor tema do Facebook, e até mesmo adicionar um aplicativo de segurança para proteger suas contas ou tentar um Facebook Demo App 2013.

    Em seguida, vem as fraudes que professam que o Facebook está dando algo de graça: isso inclui uma T-shirt oficial ou caneca para comemorar o aniversário da rede social, recompensa aleatória $ 50.000, créditos do Facebook, ou até mesmo uma recarga móvel free. Por último, existem fraudes que tentam assustar os usuários a fazer algo porque o Facebook está fechando todas as contas, e vai fechar a deles por causa da superpopulação na rede social, além de rumores de cobrança aos usuários, ou até mesmo que a equipe de segurança do Facebook irá suspender a sua página.

    Também é bom saber que o Facebook com temas golpes - e, especialmente, as tentativas de phishing e malware com inúmeras tentativas de infecção - muitas vezes podem vir na forma de e-mails de notificação, e esses e-mails são falsos. As notificações são de alteração de senha, cancelamento de conta (ou desativação), notificações de comentários ofensivos, solicitações de amigos, e assim por diante.


    Golpes que Oferecem Produtos de Terceiros "Free"

    Muitos desses usuários scams querem dispositivos da Apple, como iPads, Minis iPad e iPhones. Existem também falsos cartões Ebay $ 200, vale-presentes no valor de $ 500, passagens aéreas, Breaking Dawn Part 2 tickets e muito mais.


    Golpes Tirando Proveito de Notícias Falsas

    Poderia ser uma notícia falsa sobre a morte de um famoso, sobre uma morte, desastres naturais, tragédias humanas, e qualquer outra coisa que tenha o potencial de capturar a atenção de milhões de pessoas ao redor do mundo.


    Golpes que se Aproveitam da Curiosidade das Pessoas

    Há uma grande variedade de vídeos e fotos surpreendentes, engraçadas e constrangedoras, muitas vezes, agarrando-se a atenção das vítimas com mensagens que começam com "OMG!", "WTF!" e "Eu não posso acreditar que ..." Estes aparecem em uma base diária e geralmente se espalhar muito rápido na rede social.


    Saiba Mais:

    [1] Net Security http://www.net-security.org/secworld.php?id=14252