• Cybergangs, Crimeware e Engenharia Social

    De acordo com os relatórios emitidos pela APWG, foi registrado um declínio constante no número de sites de phishing tradicionais até o mês de setembro de 2012, sites esses que, normalmente, vem personificando empresas de serviços financeiros ou de outras marcas bastante conhecidas. Isto representa um retorno aos níveis históricos, após um período de atividade especialmente acelerado, apontando para um aumento nas ocorrências de crimeware.


    O APWG recebeu relatos de 30.955 sites de phishing em julho - 24 por cento mais baixos do que a alta de todos os tempos equivalente a 40.621 relatórios registrados em agosto de 2009. O número de relatórios relacionando e-mail de phishing (campanhas) recebidos pelo APWG através dos consumidores caiu de 33.464 em maio para 21.684 em setembro, o equivalente a uma queda de 35 por cento.

    Ihab Shraim, Diretor de Segurança da Informação e VP, Anti-Fraude de Engenharia e Operações da MarkMonitor, atribuiu o declínio apresentado à utilização de outras técnicas fraudulentas, como vetores de ataque de malware. "No entanto, é improvável que o phishing tradicional irá parar, uma vez que o custo de produção de um ataque de phishing seja quase insignificante", disse ele. "Além disso, o registro de queda não pode ser considerado universal."

    "Alguns golpistas profissionais mudaram a maneira de perpetrar campanhas de phishing em massa, para ataques que ocorrem de acordo com o estilo de malware incorporado na ação", disse Rod Rasmussen, presidente e CTO da Identity Internet e contributor report.


    Saiba Mais:

    [1] Net Security http://www.net-security.org/secworld.php?id=14343

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L