• Facebook Graph Search e Problemas de Privacidade

    Com um bilhão de pessoas compartilhando uma variedade de informações pessoais em uma base diária, o Facebook detém o montante mundial mais significativo de informações privadas em conexão na atualidade. Para permitir o acesso mais fácil dos dados, e uma nova forma de navegar incluindo 240 bilhões de fotos e mais de um trilhão de conexões entre os seus usuários, o Facebook anunciou recentemente a funcionalidade "Graph Search".

    Enquanto este recurso é descrito como uma forma de permitir que as pessoas possam fazer novas conexões, inegavelmente pode ser considerado como uma ferramenta poderosa para desvendar uma informação de extrema relevância, de uma forma altamente acessível.


    "A colheita das informações antes do Graph Search, teria envolvido horas a dias ou até mesmo semanas. Além disso, os dados logo se tornariam datados e exigiriam uma varredura periódica. Além disso, o scripting poderia ajudar a automatizar algumas dessas atividades, sendo muitas vezes uma tarefa difícil devido à constante mudança de ambientes. Agora, com o advento do Graph Search, alguém pode descobrir imediatamente o que quiser em questão de segundos", disse Salvador Le Grec, fundador da NovaInfosec.com.


    Exposição de Informações, Reputação dos Funcionários e da Empresa

    Enquanto muitas organizações proíbem o uso de redes sociais no local de trabalho, muitos não podem abertamente proibir seus funcionários de entrar em tais atividades on-line em geral. O problema reside no fato de que a exposição de informações pessoais podem afetar não apenas o indivíduo, mas também a empresa em que trabalham.

    "Graph Search poderia revelar posições dos funcionários e interesses que são totalmente contrários à imagem global de uma organização", disse Josh Chin, CyberSecurity Consultant at Net Force. O cerne do problema, reside no fato de que um grande número de usuários não se incomoda em usar qualquer uma das configurações de proteção e deixar seus dados aberto a todos.

    "Procurando por imagens de funcionários que trabalham em uma determinada empresa irá produzir fotos de amigos, amigos de amigos e outras situações similares. Se algumas dessas imagens forem consideradas inadequadas, pode colocar a empresa e o empregado em em risco de reputação", considerou Tom Eston, Profiling Manager and Penetration Team no SecureState.


    Saiba Mais:

    [1] CounterMeasures http://countermeasures.trendmicro.eu...means-for-you/

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L