• IRPF: Aumento no Uso do Linux para Envio de Declarações

    Fazendo exatamente 9 anos de sua disponibilidade em Java, o aplicativo para preenchimento da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, pode ser executado em diferentes sistemas operacionais, e uma das opções de sistema é o Linux. No ano de 2012, 49.616 pessoas fizeram a declaração pelo Linux, um número maior do que no ano anterior, que foi de 37.684.


    Quem forneceu as informações foi João Almeida, representante da superintendência do Serpro que atende a Receita Federal. Ainda de acordo com o analista, neste ano de 2013, até o momento, 9.534 declarações já foram apresentadas através do Linux.

    Essa variedade de sistemas operacionais disponíveis, visa oferecer aos usuários maior liberdade de escolha, facilidade de instalação e o estímulo ao uso de softwares, inclusive o software livre. Para o sistema Linux, são disponibilizados instaladores em pacotes ".deb" e ".rpm", para aqueles que já estiverem familiarizados com os referidos recursos. Para que as versões sejam executadas corretamente, é recomendado o uso do aplicativo JVM 1.7. Lembrando que o prazo final para a entrega de declarações do IRPF 2013 será no dia 30 de abril.


    Saiba Mais:

    [1] Serpro - IRPF https://www.serpro.gov.br/noticias/e...o-contribuinte

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L