• Projeto LLVM Premiado pelo ACM Software System Award

    A Association for Computing Machinery (ACM) acaba de conceder seu prêmio 2012 Software System Award para o projeto LLVM (Low Level Virtual Machine). Essa premiação de grande importância é para poucos. Entre as entidades já agraciadas com premiações anteriores citamos Java, Apache, Mosaic, World Wide Web, Smalltalk, UNIX e Eclipse. E agora o projeto LLVM se juntará a esse ilustre grupo. A ACM agraciou o projeto LLVM como um sistema de software que tem tido uma grande influência na pesquisa da área de Tecnologia da Informação e produtos ---ambos conceitual e comercial. Dentre as empresas que utilizam o LLVM em seus produtos estão Apple, Adobe, AMD, AutoESL, Cray, Google e Intel.


    Sobre o LLVM

    Para quem não sabe o LLVM é uma estrutura de compilação que consiste de uma coleção de bibliotecas e ferramentas para otimização de compiladores e gerador de código em tempo real. O projeto foi fundado na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign no ano de 2000. O mesmo teve a liderança de Chris Lattner, que agora é Diretor de Ferramentas de Desenvolvimento na Apple, e Vikram Adve, um professor da própria universidade. Evan Cheng, que também é mencionado no anúncio da premiação foi o principal responsável pela arquitetura e implementação do gerador de código do LLVM. ele começou a trabalhar para a Apple em 2005.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: LLVM compiler infrastructure receives ACM Software System Award (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L