• Icecream 1.0 Acelera Processo de Compilação

    Após 10 anos de desenvolvimento e uso, o projeto Icecream desenvolvido pelo openSUSE finalmente alcançou a versão 1.0. O projeto foi criado como uma extensão da distcc, uma ferramenta cliente-servidor para a distribuição de processos de compilação entre sistemas Linux. Porém, diferente do distcc o Icecream inclui um servidor central que irá enviar dados ou tarefas em paralelo para o computador mais rápido que esteja disponível na rede. Vale ressaltar que essa ferramenta foi projetada justamente para acelerar esse processo de compilação.


    E uma nova funcionalidade foi adicionada desde a versão anterior do Icecream, a 0.9.7, que é o suporte para o compilador Clang e seus plugins. Previamente, o Icecream apenas trabalhava de forma limpa com o GCC. Para essa versão 1.0 os desenvolvedores também corrigiram vários bugs encontrados ao longo de seu desenvolvimento.

    Enquanto estava em testes, o Icecream podia ser encontrado apenas no repositório Subversion do projeto KDE. Agora que alcançou a versão 1.0 a ferramenta ganhou uma casa nova no GitHub. Esse ação foi planejada pelos desenvolvedores do projeto para conseguirem resolver o equívoco de que o Icecream foi projetado apenas para o ambiente de desktop KDE. Espera-se que agora que essa ferramenta de compilação possa ser adotada em larga escala por muitos projetos de código aberto. O Icecream está sob a licença GPLv2.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Icecream 1.0 speeds up compilation process (em Inglês)

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L