• Linux kernel: Problema de Licenciamento de Código FPU Antigo para ARM

    O diretório arch/arm/nwfpe/ do código ARM no kernel Linux inclui um código que possui uma licença que contem uma cláusula de indenização. Russel King foi quem identificou o problema e a Free Software Foundation (FSF) sente que essa forma de licenciamento não é compatível com a Seção 6 da GNU Public License, versão 2 (GPLv2), a mesma utilizada atualmente para o kernel Linux. King afirmou sua intenção de remover o código, que é utilizado para emular uma unidade de ponto flutuante (FPU - Floating-Point Unit). Ainda de acordo com King, Linus Torvalds (o criador do Linux) não vê problema com esse licenciamento e está lutando contra a remoção desse código.


    Em seu email original, King explica que remover o código poderia ser um grande problema para as versões 4 e 5 da plataforma ARM (ARMv4 e ARMv5), já que os ambientes do tipo userspace contam com a emulação via FPU no kernel. Já dois outros membros do listserv, apontam que a maioria dos sistemas poderiam não ser afetados, já que o código do userspace está dando conta do recado na emulação via FPU por anos a fio. King respondeu que ele ainda tem sistemas que não funcionam dessa forma.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Linux kernel: Licence problems for old ARM FPU code (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L