• Novos Membros no Conselho de Administração do OpenJDK

    O Conselho de Administração do OpenJDK (OpenJDK Governing Board) elegeu seus dois At-Large Members para o termo de 2013. Os nomeados para as duas posições são Andrew Haley da Red Hat e Doug Lea da Universidade do Estado de Nova York (SUNY - State University of New York) em Oswego, que é mais conhecido por seu trabalho no Java concurrency. Ambos foram reeleitos de forma unânime após terem servido nessa posição no ano anterior. Todos os membros do OpenJDK tem o direito de votar na eleição.


    Para quem não sabe, a entidade, que preside a comunidade de desenvolvimento da implementação de referência ao Java de código aberto, é composta de três assentos ocupados por entidades empresariais, e os dois At-Large Members escolhidos pela comunidade. Já o presidente do conselho de administração e o líder do projeto OpenJDK são nomeados pela Oracle, e o vice-presidente administrativo é nomeado pela IBM.

    Os At-Large Members servem por um termo equivalente a um (01) ano corrido a começar do dia primeiro de Abril. Em casos onde existam 2 candidatos para os dois assentos (o que é uma "eleição de ratificação" de acordo com o OpenJDK Community Bylaws, o seu Estatuto Social), cada um precisa apenas de uma maioria simples para ser eleito. Haley foi eleito com 35 votos, nenhum contra e 3 abstenções. Já Lea foi eleito com 36 votos, nenhum contra e 3 abstenções.

    Vale ressaltar que o Conselho de Administração do OpenJDK não possui autoridade direta sobre assuntos técnicos referentes ao processo de liberação do OpenJDK ou sobre as decisões de lançamento. Como um corpo puramente legislativo, o mesmo pode revisar o Estatuto Social, num processo que precisa ser ratificado pelos membros do OpenJDK. O conselho também resolve conflitos entre membros da comunidade OpenJDK assim como divergências técnicos e processuais que podem ser objeto de recurso para o Conselho de Administração, e sendo posteriormente resolvido por uma decisão de seus membros.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: The OpenJDK Governing Board elects new members (em Inglês)

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L