• Lucas Nussbaum: Novo Líder do Projeto Debian

    O Projeto Debian acaba de publicar os resultados de sua eleição para o seu novo Líder de Projeto (DPL - Debian Project Leader). Lucas Nussbaum foi eleito como novo DPL após Stefano Zacchiroli, que esteve no cargo pelos últimos três anos consecutivos, não ter se candidatado a reeleição. Nussbaum foi selecionado entre três candidatos: os outros dois são Gergely Nagy e Moray Allan.


    Lucas Nussbaum. Fonte: Wiki do DebConf.

    Para quem não sabe, Nussbaum é professor assistente na Universidade de Lorraine, onde o Debian faz parte do currículo dos cursos de administração de sistemas. Ele também é conhecido internamente a comunidade Debian por ser o mantenedor dos pacotes para a linguagem de programação Ruby e já ter trabalhado na melhoria de relações entre a distribuição e o Ubuntu, já que ambos os projetos tem divergido bastante com o passar dos anos. Em sua aplicação para o posto de DPL, Nussbaum afirmou que desde 2006 tem sido bastante instrumental no processo de reconstrução dos pacotes nos repositórios do Debian de forma regular, arquivando mais de 7000 bugs críticos no processo e comentando que: "Sim, eu me sinto mal por isso, mas eu tento pensar nisso como uma detecção de problemas antecipada, e não um atraso nos lançamentos".

    Descrevendo sua visão para os próximos cinco anos a frente do Projeto Debian, Nussbaum afirma que gostaria de ver a distribuição mais inovadora e que seus desenvolvedores tentem coisas mais experimentais. Por outro lado, ele quer que o Debian reforce sua posição "no centro do ecossistema do Software Livre" no qual ele atua como o principal intermediário entre os principais projetos de Software Livre e seus usuários. Dessa forma, ele deseja que o Debian tenha um papel mais ativo para esses mesmos projetos. Nussbaum também deseja tornar mais fácil para os desenvolvedores contribuírem com o Projeto Debian.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Lucas Nussbaum becomes Debian Project leader (em Inglês)

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L