• TokuDB: Motor de Armazenamento para MySQL com Còdigo Aberto

    A versão 7 do TokuDB, o motor de armazenamento de alta performance para a base de dados MySQL desenvolvido pela Tokutek, acaba de ser liberado como uma edição comunitária de código aberto, além de uma nova versão empresarial (Enterprise Edition) com suporte. O TokuDB era um motor de armazenamento proprietário para MySQL responsável pela manutenção de cargas de trabalho de escrita intensa. Desenvolvido originalmente pelos pesquisadores do MIT, pelo Rutgers e pela Universidade do Estado de Nova York, o motor de armazenamento utiliza uma indexação denominada Fractal Tree, uma técnica baseada em algoritmos do tipo cache-oblivious.


    A Tokutek tem interagido com a comunidade de código aberto, contribuindo com correções de bugs tanto para o MySQL quanto para o MariaDB, além de melhorias de funcionalidades e com ferramentas de benchmark de código aberto. Agora a companhia está completamente engajada com o código aberto com o licenciamento do motor de armazenamento TokuDB sob a GPLv2 (GNU Public License, versão 2). A Tokutek também irá oferecer produtos da linha Enterprise com um sistema de serviços para o consumidor do tipo "onboarding", ferramentas melhoradas para backup e recuperação de bancos de dados, assim como coordenar o desenvolvimento futuro de seu motor de armazenamento.

    Fundação Mozilla

    Atualmente, um dos usuários mais importantes do TokuDB é a Fundação Mozilla. A entidade utiliza esse motor de armazenamento como parte da plataforma Datazilla, responsável pela agregação de desempenho de entrada de dados vindo das instâncias do navegador Firefox. A natureza de escrita intensiva faz do TokuDB uma ferramenta ideal para a acumulação, e subsequente envio das informações recebidas. De acordo com Sheeri Cabral, DBA da Mozilla, "Nós sabemos que possuímos grandes conjuntos de dados e o mesmo tem sido a nossa escolha de motor de armazenamento", e acrescentou que "ao seguir como código aberto, a Tokutek tornou bem mais fácil para o TokuDB ser utilizado por muitos outros projetos".

    Caminho Aberto

    A migração da Tokutek para o código aberto foi muito bem recebida pelas comunidades MySQL e MariaDB, se ajustando melhor ao modelo de negócios realizado pelo ecossistema: o uso de software de código aberto com versões empresariais e serviços de suporte técnico. O Vice-Presidente da Oracle e de desenvolvimento do MySQL, Tomas Ulin, notou que "muito da vitalidade do ecossistema do MySQL vem de seu software dinâmico de código aberto, e é ótimo ter inovações em produtos como o motor de armazenamento TokuDB". Já Monty Widenius do MariaDB destacou que isso "irá tornar muito mais fácil para nós sua integração de forma mais profunda como nunca visto antes no MariaDB, e poder adicionar o mesmo como componente padrão".

    Curiosidade

    No momento do anúncio, o website da companhia tinha caído, ironicamente apresentando um erro de conexão com o banco de dados devido ao grande volume de acesso por interessados no TokuDB. O código-fonte desse motor de armazenamento já está disponível para download.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: MySQL storage engine TokuDB goes open source (em Inglês)