• RAD Studio XE4 Voltado para Aplicações Cross-Platform

    A companhia Embarcadero acaba de liberar uma nova versão de seu conjunto de aplicativos de desenvolvimento RAD Studio. O RAD Studio XE4 é voltado para o desenvolvimento de aplicações nativas independentes de plataforma. De acordo com a empresa, as aplicações escritas com o RAD Studio oferecem suporte cross-platform de base do mesmo código Delphi --- a companhia chama essas aplicações de "verdadeiramente nativas". A nova versão do RAD Studio permite que os desenvolvedores escrevam aplicações para as arquiteturas ARM e Intel, incluindo Windows, Mac OS X, dispositivos iOS e tablets Surface Pro.


    O RAD Studio XE4 também inclui um framework de aplicação para Windows, Mac OS X e iOS que também poderá vir a suportar o sistema operacional Android no futuro, além de uma ferramenta para design gráfico permitindo a criação de interfaces de usuário para essas aplicações.Com relação ao backend, a ferramenta suporta o SQLite, o InterBase Embedded ToGo e base de dados IBLite database para iOS. Bindings para outras bases de dados como Oracle, Sybase, DB2, InterBase, MySQL e o SQL Server da Microsoft também estão disponíveis. Já para a conectividade com a nuvem, a plataforma suporta o AWS da Amazon e o Windows Azure, assim como serviços baseados em SOAP e REST.

    Essa ferramenta inclui os ambientes de desenvolvimento Delphi, C++Builder e HTML5 Builder, permitindo que os desenvolvedores possam escrever aplicações para cada uma das três plataformas suportadas. Uma nova licença de usuário para o RAD Studio XE4 já está disponível pela bagatela de £ 1.376,23 (o equivalente a US$ 2.200,00) podendo ser adquirida direto da loja online da Embarcadero. Uma versão de testes também pode ser baixada gratuitamente. Uma visão geral de todas as funcionalidades dessa ferramenta de desenvolvimento está disponível no próprio site da Embarcadero.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: RAD Studio XE4 focuses on cross-platform apps (em Inglês)

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L