• ZTE Licenciando Patentes Android com Microsoft

    A Microsoft acaba de informar que agora detêm 80 por cento dos smartphones embarcados com o sistema operacional Android em território norte-americano. O anúncio veio após a ZTE, fabricante chinesa de smartphone, ter assinado um acordo de licenciamento em conexão com dispositivos Android e Chrome OS. O acordo com a ZTE vem uma semana após a Hon Hai Precision, empresa-mãe da Foxconn, ter feito acordo similar com a Gigante de Redmond.


    Após o acordo a ZTE pode utilizar as patentes de tecnologias em poder da Microsoft, quando estiver fabricando seus smartphones, tablets e demais dispositivos que venham embarcados com o sistema operacional Android ou Chrome OS. Como é habitual nos acordos de licenciamento da Microsoft, não há maiores informações referentes as patentes que estão sendo licenciadas e quais os ternos financeiros dessa transação.

    80 Por Cento

    Horacio Gutierrez, Vice-Presidente Corporativo da Microsoft afirmou em um pronunciamento que a companhia agora "entrou em acordos de licenciamento com praticamente todas as companhias da lista dos maiores vendedores de smartphone Android do mundo e seus fabricantes". A companhia afirma que 80 por cento de todos os smartphones embarcados com o sistema operacional Android que foram vendidos nos Estados Unidos e "a maioria comercializada no restante do planeta" jpá estão cobertos pelos seus acordos de licenciamento. Gutierrez caracteriza a abordagem da Microsoft ao afirmar que a companhia vê propriedade intelectual como uma via de mão dupla, tendo no passado pago mais de US$ 4 bilhões para outras empresas em acordos similares. Em sua visão, a "guerra de patentes" do mercado de smartphones pode ser evitada se as empresas efetuarem acordos de licenciamento de outras tecnologias envolvidas em seus produtos.

    Os outros 20 Por Cento

    Vale ressaltar que apenas dois grandes fabricantes de dispositivos Android ainda não assinaram os acordos de licenciamento com a Microsoft: a Motorola Mobility que agora pertence ao Google, e a fabricante Huawei Technologies. Gutierrez também destaca que a companhia tem "trabalhado por múltiplos anos para alcançar uma solução amigável com as poucas empresas globais que ainda precisam tirar suas licenças", e que essas companhias estavam "dispostas a resolverem essas questões". Ele chegou a sugerir o início de uma ação legal adicionando que "nós preferimos considerar essas empresas como parceiros em licenciamento" e que a Microsoft espera uma resolução "em um futuro próximo".

    Saiba Mais:

    - Heise Online: ZTE licenses Android patents from Microsoft (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L