• Verificando a Segurança de Aplicativos Móveis

    Sabemos que o número de aplicativos móveis está aumentando cada vez mais, e a grande maioria deles pode ser baixado de forma gratuita. Eles também lidam com um volume de informações pessoais cada vez maiores, além de dados comerciais e financeiros. Em face disso, há toda uma preocupação em relação a implementação de uma segurança cada vez mais enérgica, mas ainda há muitos desenvolvedores que não tem as habilidades suficientes para trabalhar nesse sentido.

    Sendo assim, a Pradeo Security Systems, uma renomada especialista em segurança localizada na França, lançou recentemente três soluções destinadas a proteger os usuários móveis contra ações de malware, proteger a privacidade desses usuários contra a manipulação de dados, além da proteção financeira, que impede golpes envolvendo chamadas telefônicas e mensagens SMS com tarifas majoradas.


    Segurança Empresarial com Utilização do AuditMyApps

    AuditMyApps é uma plataforma on-line, na verdade, destinada a ser utilizada por empresas, consultores de segurança, desenvolvedores de aplicativos, e lojas de aplicativos que querem verificar se os apps que vão oferecer aos seus funcionários e clientes, não apresentam os riscos acima mencionados.



    Os usuários precisam apenas fazer um registro em auditmyapps.com, apresentar uma solicitação, clicar em "Request Audit" (e pagar por isso), e assim, eles irão obter uma auditoria de segurança completa da aplicação, e uma marca de segurança que avalia o seu nível de segurança.


    CheckMyApps para Auditorias Empresariais Internas

    Já o CheckMyApps visa departamentos de TI corporativos, e funciona tanto como uma solução de segurança (auditoria dentro da empresa, definindo os apps de política de segurança, etc), e como uma solução de gerenciamento remoto para aplicativo de configuração, aprovação e remoção, e muito mais funcionalidades do gênero. O aplicativo CheckMyApps também está disponível como um aplicativo para usuários pessoais da plataforma Android, que tiverem a intenção de descobrir o nível de segurança real dos aplicativos que utilizam.


    CheckMyApps API e Integração com Outros Aplicativos

    Finalmente, o API CheckMyApps, que pode ser integrado em aplicativos críticos para que os desenvolvedores e editores possam verificar o ambiente a partir do qual ele está sendo executado (outros aplicativos no dispositivo) e se isso afeta negativamente a segurança do aplicativo em questão. Se isso acontecer, a API irá impedi-lo de executar. A API é destinada a desenvolvedores de aplicativos e editores que trabalham para setores bancário, de saúde e de defesa.

    Todas estas soluções utilizam "Trust Revealing", o driver de análise comportamental da Pradeo, que analisa os aplicativos e revela todas as ações realizadas por ele. Em seguida, ele terá a capacidade de isolar as aplicações "seguras". De acordo com um informe oficial publicado pela empresa, o LinkedIn, YouTube, Dropbox, Iconomia, Twitter, Maps, Adobe Reader e Shazam apps para Android passaram no teste de segurança.



    Saiba Mais:

    [1] Security Apps http://www.net-security.org/secworld.php?id=14807