• IEEE Patrocinando MathJax

    O IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), o Instituo de Engenharia Elétrica e Eletrônica, atualmente a maior organização profissional do mundo voltada para o avanço da tecnologia, acaba de anunciar no dia 23 de Abril deste ano de 2013 que se tornou um patrocinador do projeto MathJax. Através dessa iniciativa o IEEE também se torna integrante de um seleto grupo de editorial técnico que possui papel fundamental no desenvolvimento e suporte ao projeto MathJax.


    Exemplo de código LaTeX sendo renderizado com CSS e fonte web vetorial para a apresentação de belas fórmulas matemáticas com o MathJax.

    Sobre o IEEE

    Com mais de 450.000 membros espalhados por 160 países do mundo, o IEEE promove a inovação tecnológica e excelência para o benefício da humanidade. As publicações do IEEE abrangem em torno de um terço de toda a literatura técnica nas áreas de engenharia elétrica, ciência da computação e eletrônica, incluindo mais de 160 transações, periódicos e revistas. Através de sua biblioteca digital IEEEXplore®, o IEEE oferece aos assinantes mais de três milhões de documentos técnicos incluindo artigos de pesquisa, padrões, publicações de conferências.

    De acordo com Peter Krautzberger, Gerente do Projeto MathJax "o apoio do IEEE para o MathJax, tanto financeiro quanto em liderança [no setor] industrial, é um grande impulso para o projeto" e complementou que "o MathJax já havia se beneficiado grandemente das sugestões do corpo técnico do IEEE que tiveram a oportunidade de interagir com a ferramenta, e nós congratulamos seu apoio contínuo. Juntos nós podemos garantir que o conteúdo matemático continue em seu caminho para se tornar um cidadão de primeira classe na web".

    De acordo com Gerry Grenier, Diretor Sênior de Publicação de Tecnologias do IEEE, "o IEEE está animado para reforçar o nosso compromisso de esforço conjunto ao MathJax. Essa colaboração conjunta vai ajudar a aumentar a atenção para o MathJax e nos ajudar a garantir que a qualidade da publicação de conteúdo matemático, técnico e científico continue a melhorar".

    Sobre o MathJax

    O MathJax é um motor JavaScript de código aberto para a apresentação de fórmulas matemáticas utilizando fontes nativas. Essa ferramenta foi projetada para ter a mesma apresentação de fórmulas matemáticas em todos so atuais navegadores web. Para os que conhecem o programador de textos LaTeX, a sintaxe para a criação de fórmulas matemáticas no MathJax é a mesma. Abaixo alguns detalhes sobre o MathJax:

    Tipografia de alta qualidade: O MathJax utiliza CSS e fontes web (e vetoriais) para a apresentação de fórmulas matemáticas, diferente das demais soluções no mercado que apresentam as fórmulas no formato de imagens ou mesmo usando a tecnologia Flash da Adobe. Assim sendo,a s equações podem ser escalonadas ao redor dos textos em todos os níveis de zoom sem perder a resolução. Veja exemplos no site do projeto.

    Funciona em todos os navegadores web modernos: O projeto permite que seus usuários possam ver as fórmulas matemáticas igualmente formatadas e com belas apresentações em todos os navegadores modernos em uso na atualidade, permitindo que sejam visualizadas em qualquer leitor digital do mercado e até mesmo em smartphones. A lista de navegadores suportados está sempre sendo atualizada, de forma dinâmica, acompanhando sempre sua evolução.

    Integração simples: Você pode utilizar o MathJax em blogs, wikis, páginas web e qualquer aplicativo digital de forma fácil. Inclusive já existem plugins de integração para as principais plataformas digitais como Wordpress, Mediawiki, Drupal e demais tecnologias de agregação de conteúdo. Veja como instalar o MathJax.

    Copie e cole as fórmulas matemáticas: Deixe que os leitores copiem as equações matemáticas de suas páginas web, tanto para documentos do editor de texto Microsoft Word quanto para documentos do programador de textos LaTeX. Você também poderá copiar as fórmulas para blogs de uso científico, wikis voltados para pesquisa, software de cálculo matemático como o Maple e muito mais. Veja a funcionalidade de copiar e colar em ação.

    API rica: Permita que desenvolvedores possam criar cursos de matemática interativos, ferramentas avançadas de autoria, e aplicações web habilitadas para o uso de matemática online. Saiba como programar com MathJax.


    Matemática acessível: O MathJax é compatível com leitores de tela utilizados por pessoas com deficiência na visão, e a funcionalidade de zoom permite que todos os leitores digitais possam apreciar até mesmo os pequenos detalhes de cada equação. Saiba mais como tornar acessível suas equações matemáticas na web.

    Saiba Mais:

    - MathJax.org: IEEE becomes a MathJax Partner (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L