• Atualizações do Ubuntu 13.04 Server

    A versão servidor do Ubuntu 13.04 segue os preceitos da versão para desktop oferecendo poucas novidades além das atualizações tradicionais de pacotes. A mais visível das atualizações está no OpenStack Grizzly, a nova versão da plataforma de nuvem IaaS (Infrastructure-as-a-Service) com todos os módulos do OpenStack disponíveis. Os usuários que desejarem instalar o Grizzly mas não tenham interesse em atualizar seu Ubuntu para a versão 13.04 poderão obter o pacote através do Ubuntu Cloud Archive. O OpenStack está implantado com um conjunto de charm Juju, e na versão 13.04 existem uma série de charms para implantação como uma referência de arquitetura de alta disponibilidade.


    Faça o download do Ubuntu 13.04 Server no Portal Ubuntu.com.

    O Juju por si mesmo já está atualizado para a versão 0.7, e ainda sendo desenvolvido em Python, enquanto uma versão inicial da nova geração do Juju (1.10.0) está sendo desenvolvida na linguagem Go, do Google, estando disponível no repositório backports. A implantação em massa do MAAS foi atualizada para a versão 1.3 com suporte para múltiplos ambientes Juju para cada usuário, além de várias correções de bug e outras melhorias.

    Existe também uma atualização para o sistema de arquivos distribuído Ceph (para a última versão LTS) com integração para Keystone, permitindo ser adicionado ao OpenStack como um substituto para o Swift. O MongoDB 2.2.4 também está incluído, ao invés da sua última versão 2.4. Mas pelo menos já vem com a recente vulnerabilidade no MongoDB corrigida. Outra novidade é a última versão estável do Open vSwitch.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: What's new in Ubuntu 13.04 (em Inglês)

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L