• NGINX 1.4.0 com SPDY

    Acaba de ser lançada a versão estável 1.4.0 do NGINX, o popular servidor web e proxy reverso de alta performance, trazendo as novas funcionalidades que estavam presentes na árvore de desenvolvimento 1.3 durante a bateria de testes. Além do esperado suporte para o protocolo SPDY e o mecanismo de proxy WebSocket, esse lançamento também contém várias pequenas melhorias e algumas correções de bugs.


    Todas as principais funcionalidades já estavam visíveis nas versões da série 1.3.x. Por exemplo, desde a versão 1.3.13, as conexões via WebSocket já eram capazes de efetuar proxy de maneira adequada pelo servidor, e desde a versão 1.3.7, o NGINX já suportava o OCSP Stapling, projetado para reduzir o custo de verificação de certificados SSL.

    O módulo para o protocolo experimental SPDY que foi introduzido na versão q também já foi incluído como parte do NGINX 1.4.0. Porém, de acordo com a documentação, o mesmo não está construído no servidor como padrão. Os administradores que desejarem utilizar o protocolo SPDY precisarão reconstruir o servidor com a flag --with-http_spdy_module ativa. O Change Log mostra que o trabalho de implementação do SPDY foi patrocinado pela Automattic, os criadores do Wordpress.

    Também foi adicionado ao sistema o módulo gunzip, que permite a descompressão de conteúdo compactado no formato gzip para clientes que não possuem essa funcionalidade. Dentre as outras pequenas melhorias destacam-se a inclusão de códigos de rejeição em caso de prevenção de flood, suporte para interlace no filtro de imagem, e o suporte para IPv6 no módulo geoip.

    O NGINX 1.4.0 está sob a cláusula 2 da licença BSD e está disponível para download para Windows, ou como código-fonte para ser compilado. Também estão disponíveis pacotes para Linux no repositório de diversas distribuições.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: NGINX serves up SPDY and more in 1.4.0 (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L