• Evolução do Google Docs

    O Google acaba de revelar nesta segunda-feira que o Google Docs foi melhorado e que agora permite o recurso de colaboração simultânea. Esta nova funcionalidade vem à tona apenas alguns meses após a aquisição da AppJet pelo Google, no qual o produto EtherPad oferecia uma funcionalidade muito similar. Provavelmente o Google Docs precisou ser parcialmente reconstruído para adicionar essa nova funcionalidade. Mas o tempo que os engenheiros do Google levaram para implementar essa nova funcionalidade, foi recorde.

    O Google está nessa corrida para destronar a Microsoft do alto da cadeia de software de produção. Para isso tem investido pesado em melhorias significativas para dar possibilidade do usuário ser independente, e trabalhar em seus arquivos nas nuvens da computação, em qualquer lugar, com qualquer dispositivo de acesso a Internet. Lembramos que o Google Docs é um aplicativo 100% baseado na Web, e pode ser usado com quaisquer um dos mais modernos navegadores do mercado, como Firefox, Opera e o próprio Chrome do Google.


    Planilha do Google Docs.

    A reconstrução do editor de texto também oferece uma importação mais acurada de documentos de terceiros como os da Microsoft, paradas de tabulação, uma régua para ajuste de margens, e um manipulador de imagens melhorado. Além disso, fazendo uma alusão as conhecidas ferramentas de controle de alterações de documentos utilizada pela Microsoft, o Google Docs também irá permitir que as anotações e comentários possam estar relacionados (links) a qualquer parte do documento.

    O investimento atual possui foco bastante definido: a criação e melhoria de ferramentas de colaboração para seus aplicativos Web, com os usuários podendo ser capazes de interagir entre si, efetuando mudanças simultâneas em tempo real nos seus documentos de texto e planilhas. Inclusive, uma novidade a parte é a barra lateral de chat, permitindo que você possa enviar mensagens rápidas para quem estiver trabalhando junto com você.

    Essa, por sinal, é uma vantagem que o Google levou para a Web, justamente pela limitação dos atuais aplicativos de escritório, que são desenvolvidos apenas para uso individual. Um exemplo clássico, mais ainda o aplicativo de escritório mais utilizado no mundo, é o Microsoft Office da empresa de Redmond. A funcionalidade de colaboração precisou ser escrita do zero, mas permitirá que a edição do documento seja realizada da forma mais simples e natural possível.

    O editor de planilhas do Google Docs também recebeu melhorias de mesmo calibre. O mesmo agora já conta com uma barra de fórmulas e uma funcionalidade de auto-preenchimento. Você também poderá arrastar e soltar colunas para reordená-las da maneira que você bem entender. E como os navegadores atuais estão utilizando motores JavaScripts mais modernos, o renovado editor de planilhas ficou mais rápido do que nunca.

    O Google não para por aí, e já anunciou um novo editor para desenho colaborativo, que será incorporado ao Google Docs. A companhia informa que essa nova ferramenta será muito útil para o usuário poder criar gráficos, diagramas e esquemas variados. O Google também pretende liberar essas novas funcionalidades para uso em poucos dias.

    O Google Docs foi lançado em 2006, e se desenvolveu muito rápido ao longo desses poucos anos de existência. Atualmente o sistema faz muito bom uso do padrão SVG, e por isso não irá funcionar em nenhuma versão do Internet Explorer, já que a Microsoft nunca implementou esse padrão em seus navegadores. Por isso que não citei acima o mesmo como exemplo de navegador para uso do Google Docs. Quem sabe quando a Microsoft se prontificar em implementar de forma séria, os diversos padrões da Web em seu navegador, ele perderá menos terreno no mercado?


    Links de Interesse:

    - Editing, More for Google Docs
    - Google Unveils New Google Docs Platform, Ditches Gears
    - Key Google Docs changes promise faster service
    Comentários 1 Comentário
    1. Avatar de julianoazevedo
      julianoazevedo -
      Parabéns por essa matéria sobre a evolução do Google Docs. Mesmo utilizando os serviços do Google a pouco tempo, pude perceber o quão é importante as suas ferramentas para a vida de todos nós.
    + Enviar Comentário


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L