• Lançado Rails 4.0 RC1

    Os desenvolvedores do Ruby on Rails acabam de anunciar que o primeiro Release Candidate (RC) da versão 4.0 desse framework web já está disponível "em tempo para a abertura da RailsConf". O Rails 4.0 é o primeiro lançamento a preferir o Ruby 2.0, e possui um requerimento mínimo para Ruby 1.9.3. Esse RC vem embarcado com mais de 1.300 commits realizados desde o lançamento da versão de Fevereiro desse ano de 2013, quando foi disponibilizado o quarto Beta para o Rails 4. Além disso foram implementadas numerosas mudanças desde o Rails 3.2. A equipe de desenvolvimento do Rails espera que os desenvolvedores possam "dar a esse lançamento uma chance [para testes] honesta".


    O foco do Rails 4 está em tornar o Rails mais rápido, permitindo assim que os desenvolvedores não precisem se preocupar em escrever aplicações JavaScript/JSON do lado-cliente que poderiam estar do lado-servidor por motivos de desempenho. E isso envolveu tornar mais fácil de fazer com o uso de "Russian doll caching" com expiração baseado em chave, aumentar a velocidade do lado-cliente com o Turbolinks, além da adição de etags para ajudar a garantir o frescor. Também foi embarcado por padrão o suporte a servidor de multithreading, além do suporte para live streaming via conexões persistentes.

    Os problemas de segurança também foram corrigidos com a criptografia de armazenamento via Session, a adição de Strong Parameters permitindo a proteção contra ataques de atribuição em massa, melhor segurança para os headers padrão, além do banimento do parâmetro de parsing em XML, o que estava causando problemas para um plugin ainda no início desse ano de 2013. O ActionPack também teve a adição de um KeyGenerator, que é a base para assinatura e criptografia de cookies.

    Os desenvolvedores do Rails esperam que, a menos que bugs de bloqueio sejam relatados, a versão final do Rails 4.0 deverá sair no prazo máximo de três a quatro semanas. O guia de atualização aborda como mover da versão 3.2 para a 4.0, mas ainda é uim trabalho em andamento. Porém, ele já cobre os elementos do Rails 3.2 que se tornaram obsoletos no Rails 4.0, além das mudanças de comportamento nesse framework. O Rails 4.0 RC1 pode ser instalado com o comando:

    gem install rails --version 4.0.0.rc1 --no-ri --no-rdoc

    O Rails está disponível sob a licença MIT.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Rails 4.0 goes to release candidate (em Inglês)

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L