• India: Ponto de Partida para Sofisticada Campanha de Ciber Espionagem

    A companhia especialista em segurança Norman Shark, descobriu a existência de uma infra-estrutura de ciberataque extensa e altamente sofisticada, que parece ser proveniente da Índia. Os ataques, realizados por elementos da cena do cibercrime mundial que já atuam ao longo de um período de três anos, não mostraram nenhuma evidência de state-sponsorship; porém, o objetivo principal da rede de comando e controle global parece estar voltado para a coleta de informações, a partir de uma combinação que envolve metas de segurança nacional e empresas do setor privado.





    "Os dados que temos, parecem indicar que um grupo de atacantes com base na Índia, pode ter empregado vários desenvolvedores encarregados de entregar um tipo de malware específico", comentou Snorre Fagerland, chefe de pesquisa para Norman Shark Labs em Oslo, Noruega. Ele disse ainda que a organização parece ter os recursos e as relações necessárias na Índia, para fazer com que ataques dessa natureza sejam possíveis de ocorrer em qualquer lugar do mundo.

    O que surpreende é a extrema diversidade dos setores visados​​, incluindo recursos naturais, telecomunicações, direito, alimentos e restaurantes, e recursos de fabricação. Além do mais, é altamente improvável que essa organização cibercriminosa realize práticas de espionagem industrial apenas para os fins específicos, o que se torna uma grande preocupação.


    Saiba Mais:

    [1] Help Net Security http://www.net-security.org/secworld.php?id=14927