• QEMU 1.5: Suporte GPU para ARM

    O recém-lançado QEMU 1.5 já suporta virtualização com KVM para os núcleos ARM da série Cortex A15. Outra nova adição é a funcionalidade experimental de comunicação de chips gráficos via host para o guest através de VFIO. Entretanto, a funcionalidade parece funcionar de forma confiável apenas com alguns chips gráficos. Ambas as funcionalidades dependem do suporte para o kernel Linux que se tornou disponível com a versão 3.9.


    Como novidade também temos o suporte para tcm_vhost que permite os kernels Linux desde a versão 3.6 passar através de dispositivos CSI para guests KVM sem muito overhead. O comando QMP cpu-add agora já permite apresentar o número de núcleos da CPU que estejam disponíveis para o guest a ser inserido a cada runtime. O QEMU 1.5 também pode ler formatos de imagens de disco rígido virtuais do tipo VHDX, e disponibilizar dispositivos PVSCSI (paravirtual SCSI) e VMXNET3 (paravirtualised Ethernet) que normalmente são emulados por produtos VMware.

    Para quem não sabe o QEMU é um emulador de sistema que normalmente é encontrado proporcionando emulação de dispositivos de sistemas e serviços junto a plataformas de virtualização como KVM e Xen, mas também pode ser utilizado de forma independente já que possui seu próprio emulador de processador. Uma adição para a nova release no suporte de sua operação independente está a nova interface de usuário para o novo GTK+ nativo.

    Maiores detalhes sobre o QEMU estão disponíveis no anúncio de lançamento dessa nova versão, além do respectivo change log.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: QEMU 1.5: GPU pass-through and ARM support (em Inglês)

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L