• Debian GNU/Hurd 2013

    A equipe de desenvolvimento do GNU/Hurd junto ao projeto Debian acaba de liberar a versão de sua distribuição baseada no Debian 7 "Wheezy" com o kernel GNU Hurd. O Debian GNU/Hurd 2012 é o primeiro grande lançamento da distribuição após anos de trabalho de desenvolvimento, mesmo sabendo que esse não é um lançamento oficial do Projeto Debian. Para quem não sabe o kernel Hurd é um micro-kernel no estilo Unix baseado no kernel Mach, já estando em desenvolvimento desde o ano de 1990.


    Após a instalação os usuários são apresentados a interface de linha de comando. A configuração do X.org é explicada na documentação do projeto.

    O Debian GNU/Hurd está disponível para arquitetura i386, e os desenvolvedores informam que mais de 10.000 pacotes ja estão disponíveis nos repositórios, onde afirmam que essa quantidade equivale a 75 por cento de todo o arquivo Debian. Esse lançamento utiliza a versão 1.3.99 do kernel GNU/Hurd, no qual os desenvolvedores afirmam que o mesmo alcançou "um estado bastante decente" dado a limitada gama de recursos do projeto. O GNU/Hurd é complementado pelas usuais ferramentas e programas do Debian. O sistema também pode ser instalado com o familiar instalador gráfico do Debian.

    O Debian GNU/Hurd 2013 está disponível para download como CD, DVD e imagem de instalação via rede, através dos servidores Debian Ports. O projeto oferece documentação para configuração, além de uma FAQ e uma visão geral do atual estado do kernel utilizado.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Debian GNU/Hurd 2013 rounded up (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L