• Pidora: Fedora para Raspberry Pi

    O CDOT (Centre for Development of Open Technology) localizado no Seneca College no Canadá acaba de lançar o Pidora 18, seu remix Fedora otimizado para o mini-computador Raspberry Pi. O Pidora 18 é uma construção completamente nova de pacotes do Fedora para a arquitetura ARMv6 do Raspberry Pi, possuindo um númer significativo de pacotes dos repositórios do Fedora disponíveis para instalação. O mesmo também vem embarcado com um modo headless especial que torna mais fácil instalar a distribuição através da rede. O Pidora é um novo começo, seguindo os passos do remix Fedora anteriormente lançado pela Seneca para o Raspberry Pi, que havia sido descontinuado.


    Os desenvolvedores afirmam que "praticamente todos" os pacotes do Fedora estão disponíveis no Pidora e podem ser instalados através do gerenciador de pacotes yum. Vale ressaltar que os pacotes criados para o Pidora foram construídos através dos fontes encontrados no repositório oficial do Fedora. As imagens do Raspberry Pi foram compiladas para se adequarem especificamente ao hardware do Raspberry Pie o instalador embarcado vem com módulos especiais de configuração projetados como parte do projeto Pidora. A imagem padrão para cartões do tipo SD inclu as linguagens C, Python e Perl, além das ferramentas de programação associadas. As bibliotecas que suportam hardware externo para software da área de robótica que atuam via interfaces GPIO, I2C e SPI também foram incluídas.

    O modo headless significa que os usuários podem instalar a distribuição em um Raspberry Pi sem a necessidade do uso de um monitor. Para habilitar essa funcionalidade, os usuários precisam montar o cartão SD com a imagem do Pidora e criar um arquivo chamado headless no sistema de arquivos de boot antes de inserirem o cartão SD no Raspberry Pi. O Pidora também pode ser instalado e administrado através da rede. Instruções detalhadas de como habilitar o uso do modo headless estão disponíveis no wiki do CDOT.

    POara maiores informações sobre o lançamento do Pidora 18 e todas as suas funcionalidades, veja as respectivas notas de lançamento. A distribuição pode ser baixada do web site do projeto e instruções detalhadas de instalação também estão disponíveis.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Fedora Raspberry Pi remix reborn as Pidora (em Inglês)

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L