• Twitter Places para Geo-Localização

    O Twitter está em ritmo acelerado de expansão. Após a entrada da empresa no mercado de aplicativos para sua própria rede social, e criar muito desentendimento com a comunidade de desenvolvedores que funciona a sua volta, agora a companhia está investindo pesado em geo-localização, para competir de igual para igual com as redes sociais Foursquare e Gowalla. O novo serviço Twitter Places irá permitir que os usuários possam efetuar "check-in" em diferentes localidades, para criar uma trilha por onde os usuários passaram e quando, assim como as suas opiniões sobre a localidade.

    De acordo com o novo serviço, agora ninguém mais precisará desperdiçar tweets descrevendo sua localização atual, ou mesmo fornecendo detalhes sobre o lugar. Agora tudo que o usuário precisa fazer é efetuar o check-in, deixar algumas anotações de interesse, e nada mais. E isso para cada localidade onde o usuário se encontra. Claro que esse não é um conceito original para uma rede social, mas essa é uma app totalmente nova chamada Places, uma ferramenta que permitirá não somente saber a localização de outros usuários, como anexar seus tweets ao local, para que outras pessoas possam ver.

    Não é de se esperar que as redes sociais tenham virado não somente uma mania ou tendência para muitos internautas. Elas tem se tornado algo mais, um modo de vida. E empresários criativos estão sempre procurando maneiras de aumentar a presença social para manter o meio ativo e divertido. Para isso foram criadas duas novas redes sociais focalizadas em geo-localização: a Foursquare e a Gowalla. E elas já utilizam o mesmo recurso que o Twitter recentemente implantou, o "check-in". E deste ponto em diante começa a concorrência acirrada. Parece que o Twitter resolveu atacar duas redes sociais recém-nascidas, copiando-lhes a sua principal funcionalidade. Seria esse somente um ato de uso de boa idéia, ou um ataque voraz a uma vítima indefesa?

    Durante um discurso na Chirp, a Conferência dos Desenvolvedores so Twitter (Twitter Developers Conference), Evan Willians, CEO do Twitter estreou a noca aplicação na presença do público ali presente. Espera-se que essa nova aplicação, o Twitter Places, possa expandir a experiência de rede social do usuário, fornecendo-lhe histórias locais que sejam relevantes para os usuários desse micro-blog.

    Embiora Willians não tenha fornecido muitos detalhes, ele tratou logo de dizer que não era intenção do Twitter atacar as duas jovens redes sociais baseadas em geo-localização: a Foursquare e a Gowalla. Nessas duas redes sociais, o foco é a pessoa e não o local, diferente da intenção do Twitter com seu novo app, onde o foco é o local, e não o indivíduo.

    E o Twitter não parece ser o único de olho na expansão de localização via rede. Recentemente, a própria Apple solicitou uma patente que, se seguir adiante, poderá criar uma rede social com links de localização.


    Notícias Relacionadas:

    - Twitter versus Desenvolvedores
    - Twitter Investindo em Dispositivos Móveis


    Links de Interesse:

    - Twitter Places Challenges Foursquare, Gowalla with Geolocation


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L