• Combate ao Cibercrime Está no Caminho Certo

    De acordo com as considerações feitas pelos pesquisadores da PandaLabs, apesar dos inúmeros incidentes de segurança ocorridos durante o primeiro trimestre do ano, a luta contra o cibercrime está no caminho certo. Embora ainda haja um longo caminho a percorrer, a cooperação internacional entre as agências de segurança está dando muito certo e os criminosos de todo o mundo estão sendo levados à justiça.


    "O início do ano foi testemunha de graves ocorrências de ciber-ataques, incluindo o corte das contas de Twitter das principais organizações como a BBC ou Burger King, e um dos maiores ataques de sempre, visando algumas das empresas mundiais líderes de tecnologia como a Apple, o Facebook, Microsoft e Twitter. Mesmo em meio a esses transtornos tem ocorrido vitórias para as forças de segurança, incluindo a detenção de um grupo de hackers acusados ​​de extorsão usando o infame "Police Virus", disse Luis Corrons, Diretor Técnico do PandaLabs.


    Police Scam Virus

    Um dos casos mais famosos de malware no ano passado, foi o tal "Police Virus". Entretanto, em fevereiro desse ano, esse vírus mais uma vez chegou às manchetes, mas por uma razão muito diferente. A Brigada de Investigação Tecnológica da Polícia Nacional da Espanha, juntamente com a Europol e Interpol, desmantelou a organização cibercriminosa, responsável pelo Police Virus.

    A notícia mencionou a prisão da "gangue" de cibercriminosos, mas a informação passada pela PandaLabs foi sobre a existência de várias quadrilhas responsáveis ​​por esses ataques. Assim, foi possível chegar a conclusão depois de analisar numerosas variantes do malware ao longo do tempo, e observá-lo das mais variadas formas.


    Ataques de Mídia Social

    Durante o Q1, várias contas do popular serviço de micro blog Twitter foram invadidas, incluindo contas de celebridades e empresas. Dentre as muitas contas atacadas, está a de rede de lanchonetes Burger King. Os atacantes conseguiram o acesso a senha da conta e assumiram o controle da mesma. Eles mudaram a imagem de fundo, colocando a do McDonalds e afirmaram que a empresa havia sido se tornado seu principal rival. A conta do Twitter da fabricante automotiva Jeep, também foi vítima de um ataque dessa natureza; neste caso, os invasores afirmavam que a empresa havia sido comprada pela Cadillac. Já os outros ataques a contas do Twitter tiveram um cunho mais político.

    Na sequência, um grupo de cibercriminosos chamado "Exército Eletrônico da Síria" conseguiu invadir contas pertencentes a várias organizações. Primeiramente, ataques de phishing foram lançados para obtenção das senhas e, em seguida, as contas foram roubadas. Suas vítimas incluíam Human Rights Watch, o canal de notícias France 24 e o serviço de meteorologia da BBC.


    Android é Alvo Principal das Investidas de Malware

    Quase todas as notícias a respeito de ataques de malware em plataformas móveis envolvem o sistema operacional Android, que devido a sua enorme popularidade, tem a maior fatia deste mercado. Além dos ataques habituais, esse trimestre foi marcado por novas técnicas que não passaram imperceptíveis. A cepa de malware para o sistema Android - muitos escondidos dentro do Google Play - não oferece risco somente aos telefones celulares, mas pode também infectar computadores através de smartphones e tablets.

    O que acontece de forma visível e cada vez mais gritante, é que a cyber guerra e a cyber espionagem estão se tornando mais interessantes. Há uma certa desconfiança em relação a China quanto ao envolvimento e suspeita de seus ataques a grandes organizações e instituições públicas em todo o mundo, e isso pode levar a consequências muito sérias no mundo real. Há também aqueles que argumentam a favor de acordos internacionais (uma espécie de Convenção de Genebra), para tentar estabelecer limites a estas atividades.


    Saiba Mais:

    [1] Net Security http://www.net-security.org/malware_news.php?id=2503

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L