• Quase Pronto: Bootstrap 3 com Foco em Mobilidade

    Os casos de uso móveis são o foco principal da próxima versão do framework frontend web de código aberto Bootstrap. Sob o título de "Bootstrap 3 will be mobile-first" (no Português do Brasil, "Bootstrap 3 será móvel em primeiro lugar"), os desenvolvedores fundiram os templates CSS responsivos no arquivo central bootstrap.css, eliminando de vez o suporte para os navegadores Internet Explorer 7 e Firefox 3.6 no processo. As mudanças tem o intuito de tornar as implementações de design no Bootstrap mais adaptadas para as resoluções disponíveis em dispositivos móveis por padrão, sem que o usuário precise habilitar qualquer funcionalidade adicional. Bootstrap, que foi originado no Twitter, se tornou popular entre muitos desenvolvedores e está sendo utilizado em centenas de sites.


    Os desenvolvedores também estão migrando as documentações do projeto para o Jekyll, o que as isola das mudanças no CSS e JavaScript do Bootstrap, e torna mais fácil para os desenvolvedores modificar a documentação sem interferir com o constante processo de desenvolvimento desse framework. O GitHub, que o Bootstrap utiliza seu repositório para hospedar seu código fonte, já suporta o Jekyll para servir páginas. Os desenvolvedores do Bootstrap também re-projetaram um grande número de elementos da interface de usuário do framework, especialmente seus botões e formulários, com o novo padrão centrado para dispositivos móveis em mente.

    Julgando pelo número de requisições no GitHub que os desenvolvedores estão utilizando para rastrear o progresso de seu desenvolvimento, o Bootstrap 3 está próximo de ser completado, e os desenvolvedores afirmam que o mesmo já está "quase pronto para ser [lançado como] Release Candidate". Assim sendo, os usuários interessados em testar o novo código do Bootstrap voltado para dispositivos móveis poderão efetuar o respectivo download do código do trabalho em progresso via GitHub. Até o momento, a versão estável mais recente do Bootstrap é a 2.3.2, de 17 de Maio deste ano de 2013.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: "Mobile-first" Bootstrap 3 is almost ready (em Inglês)

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L