• Profissionais de TI: Delação de Colegas de Trabalho e Acesso à Informações Confidenciais

    Quarenta e cinco por cento dos trabalhadores da área de TI, admitem que teriam sim, coragem de delatar seus companheiros para o chefe, caso o colega estivesse infringindo regras da empresa ou mesmo acessado informações confidenciais. Esses dados são resultado de um levantamento feito pela especialista Lieberman Software. O mais preocupante de tudo isso, é que 55% dos entrevistados admitiu que também faria vista grossa para os colegas que acessam as informações corporativas, deixando-as vulneráveis a vazamentos.


    Muitos profissionais de TI veem que seus colegas estão acessando dados confidenciais e não pensariam, duas vezes, antes de contar isso a seu chefe


    O estudo analisou as atitudes de cerca de 250 profissionais de TI, no sentido de empregar a segurança corporativa. Ele revelou que quase um terço das pessoas entrevistadas, admite ter mais acesso a informação sensível do que seus colegas em outros departamentos. Isos envolve o departamento de Recursos Humanos, setor financeiro, área de clientes e outras áreas.

    Analisando de maneira bastante direta e racional, essas mesmas pessoas incluídas nos 55% que fingem que não veem o que os demais companheiros de trabalho fazem, devem também fazer as mesmas coisas que eles, sempre que tiverem uma oportunidade. Isso traduz um comportamento de risco para a empresa, pela falta de ética e baixa confiabilidade que essas pessoas inspiram.

    Outros resultados mostraram que cerca de 50% dos profissionais de TI acreditam que poderiam facilmente ganhar acesso não autorizado a dados privados de seu principal executivo; e pouco menos de 40% testemunharam colegas vendo informações sobre a empresa, sobre dados que eles não deveriam acessar.

    Comentando a pesquisa, Philip Lieberman, presidente e CEO da Lieberman Software, disse que esses números destacam uma questão fundamental em torno do acesso a contas privilegiadas, que está mostrando que um número significativo de empresas deve sofrer violações de segurança. As equipes de TI só devem ter acesso a áreas sensíveis da rede corporativa quando isso for absolutamente necessário.


    Saiba Mais:

    [1] Net Security http://www.net-security.org/secworld.php?id=14929

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L