• China Rouba Planos de Aeronaves e Armamento dos EUA via Cyber-Espionagem

    Em Maio último, a agência de notícias Bloomberg noticiou que hackers Chineses haviam espionado as empresas contratadas pelo departamento de defesa norte-americano desde 2007, e teriam ganho acesso a segredos militares. Agora, o Washington post revelou maiores detalhes sobre o assunto. De acordo com seu último relatório, os planos das aeronaves de combate F-35 Lightning II e F-22 Raptor, assim como outras aeronaves, sistemas de defesa de mísseis, novos navios de guerra e sistemas de vídeo para drones foram roubados.


    Os planos da aeronave de combate F-35 Lightning II também foram roubados. Fonte: US Navy.

    O Washington Post baseou seu relatório nas informações obtidas de um relatório confidencial que lista todas as armas envolvidas. O documento afirma que os planos para o sistema de mísseis Patroit PAC-3, o sistema de defesa de mísseis THAAD, o sistema naval Aegis Combat System, o novo navio de combate Littoral utilizado em águas costeiras, e outros sistemas foram acessados. Dentre as aeronaves de combate afetadas estão o F/A-18 Hornet e o V-22 Osprey, além dos planos para o helicóptero MH-60 Black Hawk (nota: conteúdo do link no idioma Alemão) também foram obtidos. Porém, ainda não foi revelado se os planos foram roubados diretamente do governo norte-americano, ou de uma (ou mais) das empresas contratadas pelo departamento de defesa dos Estados Unidos como a Raytheon, a Lockheed Martin, a Boeing e a Northrop Grumman.

    Ainda de acordo com o Washington Post, alguns desses sistemas de armas formam a "espinha dorsal da defesa de mísseis regional do Pentágono para a Ásia, Europa e Golfo Pérsico". A empresa de notícias acredita que o relatório ajuda a explicar o por quê "da administração Obama ter aumentado suas advertências ao governo Chinês, parar o que Washington vê como um roubo cibernético desenfreado". Um militar de alto-escalão do governo dos Estados unidos disse ao jornal que a China obteve "bilhões de dólares de vantagem de combate" e que a espionagem cibernética por eles aplicada os salvou em "25 anos de pesquisa e desenvolvimento".

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Report: US weapon and aircraft plans stolen (em Inglês)

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L