• Opera Mini para iPhone Ultrapassa 1 Milhão de Downloads

    Acreditem se quiser! O navegador Opera Mini, que recentemente conseguiu junto a Apple autorização para participar de sua App Store por estar dentro dos padrões de uso para o iPhone, acaba de ultrapassar a barreira de 1 milhão de downloads no seu primeiro dia de lançamento. Como noticiado anteriormente, depois de alguns meses de negociação, a Apple finalmente aprovou o navegador Opera Mini como o primeiro concorrente do navegador Safari da Apple para o iPhone.

    O Opera já é um navegador muito conhecido devido a sua capacidade de navegação rápida através da compressão de dados vindos da Internet antes de apresentá-los na tela do usuário. A empresa reportou que após 24 horas de seu lançamento na App Store da Apple, o Opera Mini já foi baixado 1.023.380 vezes.

    Como muitos lembram, no final desta segunda-feira, a Opera Software anunciou que a Apple aprovou seu Opera Mini como o primeira alternativa de navegador para seu iPhone. Porém, para conseguir a aprovação da Apple, o Opera Mini não poderia jamais ser um navegador Web completo no iPhone, já que o acordo com a empresa da maça proíbe motores JavaScripts alternativos, e possivelmente, motores de renderização Web para esse smartphone que não sejam os utilizados no Safari, única e exclusivamente.

    Mas como John Gruber do Daring Fireball apontou, o navegador Opera Mini não necessariamente renderiza páginas Web. O que ele processa é uma linguagem de marcação comprimida chamada OBML, fazendo com que o Opera Mini seja mais parecido com um leitor de PDF do que com um navegador Web. Mas o importante é que agora os usuários do iPhone terão mais uma opção de escolha. E pela quantidade de downloads no primeiro dia de liberação do Opera Mini na App Store, parece que ele foi muito bem recebido pelos usuários.

    De acordo com Lars Boilesen, chefe-executivo da Opera, agora os usuários do iPhone "tem uma opção, e, como os números mostram, eles estão ansiosos para explorar novas e rápidas maneiras de se navegar na Web pelo iPhone - especialmente durante o tráfico pesado na Web". É interessante notar que esse lançamento despertou e muito a curiosidade dos usuários do iPhone - normalmente considerados fãs incondicionais dos produtos da empresa de Steve Jobs.

    E foram feitos muitos comentários positivos para esse software. Mas também muitos comentários negativos. E o que os usuários mais se queixam é da falta do recurso pinch-and-zoom. Mas você pode efetuar esse processo através da tela sensível ao toque.

    Outros concorrentes se preparam para tentar trilhar o mesmo terreno da Opera no iPhone. E um deles, declarado abertamente, é o Skyfire. A empresa é muito forte em sua propaganda, e afirma pelos quatro-ventos digitais ser o navegador mais rápido para dispositivos móveis, não importando o modelo de smartphone ou mesmo o sistema operacional em uso. Por sinal, a Skyfire possui diversos vídeos no YouTube, com comparações de desempenho entre seu navegador e os concorrentes, incluindo o Safari da Apple e o Opera da Opras Software.

    Porém vale lembrar que o Skyfire possui uma maneira muito similar ao Opera Mini de renderizar conteúdo. O processo é feito à parte por um servidor fora do smartphone. E se conseguir aprovação da Apple, será um concorrente direto e de peso para o Opera Mini. Por sinal, alguém sabe de testes de desempenho de navegador entre o Opera Mini e o Safari, ambos no iPhone?


    Notícias Relacionadas:

    - Skyfire Também para iPhone
    - Opera para iPhone


    Links de Interesse:

    - Opera Mini for iPhone Breaks a Million Downloads
    - Opera Mini for iPhone already over 1 million downloads strong


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L