• Hortonworks Lança HDP 1.3 com Melhorias no Hive

    A Hortonworks anunciou o lançamento do HDP (Hortonworks Data Platform) 1.3, a última versão de sua plataforma Hadoop de código aberto. A companhia aponta que alcançou um padrão aceitável de lançamentos para a plataforma - a versão 1.0 em Junho de 2012, a versão 1.1 em Setembro de 2012, a versão 1.2 em Fevereiro de 2013, e agora a versão 1.3 em Maio corrente – e com o último lançamento foi capaz de focalizar no acesso Hive e SQL no Hadoop. O Hive é a rota de facto para acessar dados do hadoop via SQL.


    O Hortonworks mapeia as versões do Hadoop que estão incluídas no HDP. Fonte: Hortonworks

    A companhia revelou a The Stinger Initiative em Fevereiro como um plano multi-fase para tornar o Hive cem vezes mais rápido, e a versão 1.3 do HDP vê o Hive 0.11.0 incluída na primeira fase dessas melhorias. A empresa também afirma que essa deve ser uma melhoria de 50 vezes em desempenho de consultas, além de um largo espectro de suporte para semântica do SQL.

    Dentre as demais melhorias no HDP 1.3, destacamos a inclusão do acesso a NFSv3 para o Hadoop Distributed File System (HDFS), permitindo sua montagem como um drive na rede, tornando simples a movimentação de dados dentro do cluster, além da otimização para conectores Oracle e Netezza, e suporte melhorado do Sqoop para HCatalog. As atualizações para HBase significam que esse lançamento também inclui suporte para masters múltiplos, snapshots de tabelas, além de recuperação mais rápida para melhor continuidade de negócios. O Ambari, a aplicação de gerenciamento e monitoramento para Hadoop, também foi melhorada no diagnóstico de jogs e contendo agora mais opções de customização.

    O HDP 1.3 está disponível, empacotado para RHEL (Red Hat Enterprise Linux), CentOS e SLES (SUSE Linux Enterprise Server), através da página de download do projeto, junto com uma seleção de add-ons como os kits de alta disponibilidade, o Open Studio da Talend para Big Data e os drivers Hive ODBC. As notas de lançamento e documentação também estão disponíveis. O código fonte pode ser encontrado junto ao projeto Apache Hadoop.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Hortonworks release HDP 1.3 with Hive enhancements (em Inglês)