• Mais Um: LinkedIn Adiciona Autenticação Extra via SMS

    Sendo irônico, quem poderia dizer que segurança apertada se transformaria numa tendência nos dias de hoje? Seguindo o mesmo caminho do Dropbox, Google e virtualmente todo o restante, o LinkedIn acaba de se juntar ao ranking de serviços que oferecem um sistema de autenticação de dois-passos (ou duas etapas) como uma opção de login para seus usuários. Antes do LinkedIn foi anunciado que o Evernote, um popular serviço de anotações na nuvem, havia implementado o sistema de autenticação em dois-passos, seguindo esse mesmo roteiro.


    Há uma semana atrás, quem anunciou a mesma implementação de segurança extra foi o serviço de microblogs Twitter, após um período conturbado de ataques contínuos ao seu sistema que ameaçaram a segurança dos dados de seus próprios usuários. Afinal, quanto maior a rede, maior o prejuízo quando ataques bem sucedidos são implementados.

    O LinkedIn introduziu o serviço hoje, dia 31 de Maio de 2013, há exatos um ano após ser duramente criticado pela brecha de segurança que expôs as senhas de milhões de usuários de seu sistema. Alguns especialistas em segurança criticaram o LinkedIn naquela época, dizendo que a empresa havia falhado no uso das melhores práticas de segurança para as senhas de acesso dos clientes de seu serviço.

    Esse serviço opcional foi projetado para verificar a identidade dos usuários no momento que efetuam o login, ao requerer que o mesmo entre com um código numérico enviado via mensagem de texto SMS. Agora que essa funcionalidade finalmente chegou ao LinkedIn, você quer utilizar? Se sim, apenas habilite a opção correta nas configurações do serviço e aguarde que o código de autenticação seja enviado para você via SMS.

    Assim sendo, toda vez que tiver de efetuar seu login através de um dispositivo que o serviço de currículo e contatos empresariais online não reconheça. E isso é tudo que há de novo nesse processo de autenticação em dois-passos, mas já deve ser suficiente para impedir que os "espíritos-de-porco-digitais" avacalhem com seu CV online novamente.

    Saiba Mais:

    - Engadget: LinkedIn adds two-factor authentication through SMS (em Inglês)
    - Reuters: LinkedIn boosts security, offering similar technology as Twitter (em Inglês)

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L