• Ascensão dos Cibercriminosos Acompanha o Cenário Digital

    O World Cancer Research Fund fez, recentemente, uma importante declaração a respeito de uma história que está sendo divulgada nos meios de comunicação e blogs da Web sobre carne processada e câncer. O assunto foi difundido de tal maneira, que eles se viram na obrigação de entrar em cena e fazer sua declaração oficial. Mas o que é surpreendente é a forma como os usuários obtiveram essas informações durante esses dias.


    Não é nenhuma surpresa que os sites de mídia social agora sejam considerados uma fonte de notícias pela maioria das pessoas. Isso porque uma grande parte das pessoas compartilha informações através do Twitter e outras redes sociais, como o Facebook, que tem uma popularidade no mundo inteiro, com cerca de 1 bilhão de usuários ativos por mês e 4,7 milhões de itens de conteúdo compartilhado por seus usuários todos os dias.


    Cibercriminosos, Redes Sociais e Favorecimento para Fraudes

    Por causa dessa presença on-line massiva e cada vez mais impressionante (como em mídias sociais), os cibercriminosos vêem isso como uma espécie de "máquina de fazer dinheiro" em potencial. E cada vez mais, é maior o número de usuários que se torna vítima potencial disso tudo. Para terem uma idéia, só em maio deste ano, temos visto várias ameaças notáveis ​​que provam que os bandidos não estão brincando em suas atividades.

    No início de maio, os pesquisadores da TrendLabs informaram sobre vários sites falsos de streaming do Homem de Ferro 3 surgiram em toda a web utilizando as mídias sociais - neste caso, Tumblr e Facebook - para divulgar suas iscas. Tais táticas engenhosas continuam funcionando porque filmes de verão como Iron Man, atraem a atenção dos usuários e podem ser eficazes iscas de engenharia social. Além disso, as plataformas móveis, por causa de sua crescente popularidade, passaram a ser portas abertas para disseminação de pragas cibernéticas e aplicação de golpes.


    Golpe do Instagram e Malware Móvel

    Ainda no mês de maio, ocorreu o golpe do falso Instagram, que no final das contas levou muitos usuários do serviço a fazer download de um malware móvel, que foi capaz de recolher e vender dados roubados do dispositivo infectado. Como a maioria das transações financeiras nos dias de hoje são feitas através da Internet (por exemplo, serviços bancários on-line, compras, etc), sites de bancos e e-commerce são alvos fáceis do cibercrime.

    Além disso, faz apenas algumas semanas que vimos como usuários de serviços bancários on-line no Brasil, foram alvo de cibercriminosos usando um falso navegador. A partir deste incidente, descobrimos o uso de táticas eficazes de engenharia social que fez com que usuários divulgassem, involuntariamente, as sua credenciais de login do Banco do Brasil.


    Plataforma Android e Aplicação de Golpes

    Também recentemente, vimos também como os anúncios móveis em aplicativos Android levou a sites fraudulentos, que visam aplicar golpes nos usuários e roubar seu dinheiro. Embora o incidente tenha sido limitado a utilizadores chineses, é altamente provável que ataques semelhantes possam ocorrer em outras partes do mundo.


    Saiba Mais:

    [1] Security Intelligence http://blog.trendmicro.com/trendlabs...tal-landscape/

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L