• Developer Break: De Ferramentas Red Hat até Clientes HTTP .NET

    O Developer Break é uma seção do Heise Online que organiza pequenas mas importante notas para todos os desenvolvedores (principalmente os de código aberto). Nesta edição você encontra: ferramentas Red hat, o Camunda PHP SDK, o Beta do Qt Creator, a atualização do Geronimo, uma Release Candidate para o .Net HTTPClient, o Node comercial da StrongLoop, dicas para iniciantes na linguagem de programação Erlang, e a popularidade dos frameworks JavaScript.


    Ferramentas e Linguagens de Código Aberto

    Red Hat: A versão Beta do Red Hat Developer Toolset 2.0 contêm componentes como Eclipse 4.3.0, Dyninst 8.0, Strace 4.7, MEMSTOMP e GCC 4.8.

    Qt creator: A nova versão Beta do Qt Creator 2.8.0 acaba de ser lançada. Essa nova versão da IDE icnlui um editor de códigos para a linguagem de programação Python, além de habilitar o retorno de valores para ser associado a variáveis locais.

    Camunda PHP SDK: A Camunda acaba de lançar um projeto voltado para o desenvolvimento de um SDK em PHP para o Camunda BPM. Uma vez completado ele irá abranger uma biblioteca cliente PHP para a REST API, além da documentação e da aplicação demonstrativa, e irá facilitar o desenvolvimento de aplicações PHP conectando aos serviços de middleware Business Process Management do Camunda.

    Qooxdoo J IDE: A IDE de navegador qjide (Qooxdoo J IDE) para a linguagem de programação J pode ser utilizada para escrever tanto aplicações nativas em J, assim como, aplicações web nessa mesma linguagem. A versão 2.0 do ambiente de desenvolvimento é compatível com as versões do Python 2 e 3, e agora possui um arquivo de configuração separado.

    Bibliotecas de Código Aberto

    Geronimo: A versão 3.0.1 da aplicação de servidor em Java EE de código aberto, Apache gerônimo, acaba de ser lançada. Agora ela já suporta full profile do Java EE 6 e pode ser executada utilizando java 7. A equipe de desenvolvimento também atualizou componentes como o ActiveMQ, o Tomcat e o Yoko, todos com suas últimas versões.

    Outras Bibliotecas e Ferramentas

    HttpClient: A Micrososft criou um Release Candidate de seu HttpClient portável. O HttpClient é uma coleção de APIs em .NET para conexão de serviços na Internet capazes de serem enderessados via HTTP.

    Noje.js: O StrongLoop, uma distribuição Node.js com suporte comercial, acaba de entrar em fase Beta e já está disponível para o público em geral na forma da versão 1.0.

    Recursos e Informação

    Erlang: Gostaria de aprender Erlang? Ward Bekker acaba de compilar um ótimo guia para iniciantes com recursos muito úteis, livros, meetups e outros eventos de interesse. Não perca essa oportunidade e seja proficiente em mais uma linguagem de destaque no mercado.

    JavaScript: Qual é o Model-View JavaScript mais popular? E quanto aos frameworks disponíveis no mercado? A Caliper tem tentado desvendar esse mistério analisando os seguidores do Meteor, Ember, Angular e Backbone no GitHub. Leia os resultados em seu post de blog. Mas aqui vai um pequeno spoiler: o Backbone já é líder e o Angular tirou o Meteor do seu garantido segundo lugar na lista dos frameworks JavaScript mais utilizados.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Developer Break: From Red Hat tools to .Net HTTP clients (em Inglês)

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L