• Foxconn e Mozilla: Protótipo de Tablet com Firefox OS

    Muito parecido com a transição da HTC, que entre 2006 e 2008 implementou os serviços de projeto e construção de produtos para outras empresas, a sua irmã de mercado Hon Hai Precision Industry Comp. está tentando entrar no mercado criação de tablets e smartphones. Para quem não sabe a Hon Hai é dona da Foxconn, a gigante Chinesa de produção envolvida na construção de PCs, console de jogos para vários OEMs, além de produzir para a Apple seus dispositivos móveis.

    Por seus próprios esforços, alguns dos quais são remarcados e vendidos para outros OEMs, a Foxconn tem utilizado de forma tradicional o sistema operacional Android do Google. Entretanto, a pressão de licenciamento da Microsoft tornou a rota do Android bem menos atraente para a companhia.

    Assim sendo, talvez seja pouco surpreendente ouvir da Foxconn nesta semana que a empresa assinou um contrato de exploração com a Mozilla Foundation para produzir uma linha de tablets e smartphones rodando o Firefox OS. A Foxconn é a décima-nona companhia a assinar uma aliança com o crescente sistema operacional Firefox OS. A LG Electronics Inc., a Huawei Technologies Comp., e a ZTE Corp. - atualmente o segundo, terceiro e quarto lugar como fabricantes Android, respectivamente - estão juntas a outras companhias de peso interessadas em navegar nas águas do sistema operacional móvel da Mozilla Foundation.

    Vale ressaltar que o Firefox OS, assim como o Android, utiliza um kernel Linux (apelidado de "Gonk") com uma amigável interface de usuário móvel (sensível ao toque) chamada "Gaia".

    Em um evento de imprensa em 2013 no show da Computex em Taipei, A unidade Taiwanesa da Mozilla e a Foxconn da Hon hai mostraram o primeiro protótipo de tablet rodando o sistema operacional Firefox OS para o público. Eles também anunciaram planos para vários dispositivos smartphones a serem lançados ainda neste ano de 2013, ou no início de 2014.


    O protótipo da Foxconn de um tablet com Firefox OS. Imagem: Engadget. Fonte: Daily Tech.

    Assim como a LG, Huawei e ZTE, muitos dos dispositivos da Foxconn parece que terão foco nos mercados em desenvolvimento, como China, Brasil e México. Esses primeiros dispositivos são esperados para chegar as prateleiras ainda neste verão do hemisfério norte.

    Saiba Mais:

    - Daily Tech: Foxconn Signs Deal With Mozilla, Shows of Prototype Firefox OS Tablet (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L