• NOOBS: Raspberry Pi com Novo Sistema de Instalação

    Acaba de ser lançado um novo sistema de instalação para o Raspbery Pi que permite aos usuários experimentar o micro-computador com diferentes sistemas Linux embarcados. Chamado de NOOBS (New Out Of Box Software), o software vem instalado em um cartão SD de 4 GB ou de maior capacidade, e oferece a escolha dos sistemas operacionais para instalar no primeiro boot.


    O NOOBS lhe convida a escolher um sistema operacional para ser instalado. Fonte: Raspberry Pi

    Essa seleção de sistemas operacionais já está no cartão. Assim sendo, o NOOBS não precisa ser conectado com a Internet para baixar as imagens dos SOs. A versão corrente vem com o Raspbian, o Pidora e duas versões do XBMC media centre software. Uma vez selecionado, o NOOBS roda o instalador para aquele sistema operacional no espaço livre do próprio cartão e reinicia o dispositivo diretamente para o sistema escolhido e já operacional. O NOOBS é ideal não somente para os usuários que desejam se divertir com diferentes sistemas operacionais no cartão, mas também fornece uma maneira rápida de recuperar a instalação para o pristine OS. O NOOBS pode ser chamado ao se manter pressionada a tecla SHIFT de seu teclado durante o boot. O ambiente do NOOBS também possui um editor para o arquivo config.txt referente ao sistema operacional já instalado, além do navegador web Aurora, permitindo que os usuários possam consultar fontes na Internet.

    A fundação está trabalhando com seus parceiros para oferecer os cartões previamente com o NOOBS embarcado junto aos mini-computadores Raspberry Pi nas lojas, num futuro próximo. Os usuários que desejem tentar usar o NOOBS agora poderão encontrá-lo na página de download da Raspberry Pi Foundation na forma de um arquivo ZIP. Instruções (PDF) de como copiar o arquivo ZIP para um cartão SD para os sistemas operacionais Windows, Mac OS X e Linux também estão disponíveis. O código fonte e um issue tracker podem ser encontrados na página do NOOBS no GitHub, que também possui instruções de como construir, ou reconstruir, sua própria imagem NOOBS com outras distribuições que suportem a arquitetura ARM do Raspberry Pi. O código do NOOBS está publicado sob a licença MIT.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Raspberry Pi gets new installation system (em Inglês)