• Red Hat: Lançado Beta do Software Collections 1.0

    A Red Hat acaba de liberar a versão Beta de seu novo pacote add-on Software Collections 1.0 para o Red Hat Enterprise Linux 6 (RHEL 6), o qual é projetado para ajudar os desenvolvedores de aplicações web a empacotar de forma unificada linguagens dinâmicas e bases de dados. A versão 1.0 da coleção contém, dentre outros, a linguagem Ruby 1.9.3 com o framework Rails 3.2.8, as versões Python 2.7 e 3.3, a linguagem PHP 5.4, Perl 5.16.3, e um preview tecnológico do Node.js 0.10, que pode ser acoplado com as versões estáveis do MariaDB 5.5, MySQL 5.5 e PostgreSQL 9.2. Essas versões são bem mais recentes que as versões embarcadas no RHEL 6 - a maioria dos programas no RHEL 6 atualizado são de quase mesma versão dos programas incluídos no lançamento do RHEL 6 realizado em Novembro de 2010.


    A Red Hat prometeu que faria atualizações mais regulares para a referida coleção, diferente do que acontece nos programas oferecidos sob a versão do seu sistema operacional empresarial. Isso deverá permitir que os desenvolvedores utilizem sua plataforma Linux empresarial sem depender de versões antigas de ferramentas ou precisarem compilar suas próprias versões de ferramentas para aplicação em ambiente de produção.

    O respectivo Beta da coleção de software requer o RHEL 6.3 ou 6.4 e está disponível apenas para os clientes Red Hat com assinaturas RHEL. O software presente na coleção é instalado em paralelo com a versão que está incluída no RHEL, sendo utilizada apenas por programas que estejam explicitamente configurados para usar os mesmos. Essa abordagem é baseada no Fedora Software Collections. Inclusive, está disponível um vídeo (veja abaixo), gravado durante o último FOSDEM, onde um desenvolvedor Fedora/Red Hat explica os conceitos por trás da coleção de software.



    Maiores detalhes sobre a versão Beta do Software Collections 1.0, você encontra nas notas de lançamento. O mesmo riá acompanhar a coleção de ferramentas de desenvolvimento da Red Hat lançada em Janeiro deste ano de 2013. Em seguida, será lançado o Red Hat Developer Toolset 2.0, que também entrou em fase Beta e agora inclui o Eclipse 4.3.0, o Dyninst 8.0, o Strace 4.7, o MEMSTOMP e o GNU Compilers atualizado, já incluindo o GCC 4.8.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Red Hat betas web-developer tool collection (em Inglês)

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L