• Analysis Tool para Auditoria e Análise de Códigos

    Armijn Hemel, engenheiro-chefe do projeto gpl-violations.org [3] e CTO da companhia holandesa Loohuis Consulting, anunciou a primeira versão pública para o Analysis Tool. Com a ferramenta, os usuários podem realizar uma espécie de auditoria e analisar códigos executáveis, tais como programas e bibliotecas, sistemas de arquivos, imagens ou firmware. A verificação pode ser feita em relação à violações da GPL, ou para outros eventuais problemas que envolvam questões de legalidade.



    Segundo os desenvolvedores, a ferramenta utiliza um tipo de abordagem chamada compliance engineering, a mesma utilizada pela violations.org-gpl [3] ao investigar problemas de licença em relação à produtos eletrônicos disponíveis no mercado consumidor. A compliance engeneering (engenharia da conformidade), é destinada à fazer a verificação do que está (ou não) em conformidade com as leis, com regulamentos internos e externos.

    Os desenvolvedores do Analysis Tools esperam que a ferramenta possa ter boa aceitação ou até mesmo substituir as técnicas de análise manual, que são normalmente utilizadas para auditar o código. Mais detalhes sobre o lançamento incluindo as limitações da ferramenta e um vídeo de demonstração, estão disponíveis no site do projeto, assim como a sua disponibilidade para download. O projeto é patrocinado pela Linux Foundation, NLnet Foundation, Opendawn e Loohuis Consulting.


    Saiba Mais:

    [1] Analisys Tools : http://www.binaryanalysis.org/en/home
    [2] Download para o Analysis Tools : http://www.binaryanalysis.org/en/content/show/download
    [3] GPL Violations : http://www.gpl-violations.org/