• Dell Lançando Tablets com Android

    E temos mais um competidor para o mercado de tablets, a Dell. E ela já tem meio caminho andado, pois pretende construir seu pequeno possante com o sistema operacional Android do Google. O mais interessante é que isso nunca foi segredo e muitos até suspeitavam de que a empresa estaria planejando uma série de tablets de tamanhos variados. E o recente vazamento de algumas fotos hoje, mostrando dois tablets da Dell, confirmaram todos os rumores. O interessante é que os dois tablets possuem respectivamente 7 e 10 polegadas de tela visível.

    Os rumores dizem que a Dell está planejando o lançamento desses dois modelos de tablet com sistema operacional Android, entre 2010 e 2011. E os modelos virão embarcados com tecnologia 3G, para conexão de banda larga móvel. O lançamento inicial deverá ser para os clientes nos Estados Unidos. O modelo de 7 polegadas na imagem deverá ser lançado mais para o final de 2010. Já o modelo com 10 polegadas deverá chegar ao mercado norte-americano em 2011.


    É óbvio que ainda não há nenhum detalhamento técnico sobre o hardware desses tablets da companhia, denominados Dell Streak. Mas o modelo Dell Streak 5 será o primeiro a chegar às ruas em algum momento desse verão nos Estados Unidos (entre junho e julho de 2010) e o mesmo já virá com tecnologia 3G via contrato com a AT&T. Esse pequeno possante virá com o famoso processador Qualcomm Snapdragon de 1 GHz (gigahertz) de clock baseado em tecnologia ARM, e com uma tela multi-touch de 4,8 polegadas com resolução fixa de 800 x 400 pixels. A versão pré-release do Streak 5 já roda o sistema operacional Google de versão 1.6, mas é bem possível que na época de seu lançamento, o mesmo venha embarcado com uma versão mais atual do Android.

    Outra dúvida dos analistas de plantão é se o hardware do maior tablet da Dell da série Streak (provavelmente chamado de Streak 10) virá com o mesmo hardware de seus irmãos menores. Principalmente quanto a questão do processador, o Qualcomm Snapdragon, o mesmo que vem embarcado no tablet da Apple, o iPad. Mas ele virá com uma tela bem grande, o que significa maior resolução de trabalho, e será concorrente direto do iPad que vem embarcado com uma tela multi-touch de 9,7 polegadas.

    usualmente, o vazamento de informações sobre produtos são previsíveis. Eu diria melhor ainda: eles são feitos para acontecer. Tudo começa com os rumores se espalhando entre a mídia, seguidos de vazamentos de detalhes técnicos, e mesmo imagens dos produtos. E a estratégia visa intimidar a concorrência, sempre. Além de fazer propaganda antecipada de um produto que nem nem chegou às lojas.

    Mas o caso da Dell é especial. Ela está juntando três frentes de batalha no mercado de tablets. A primeira são as características de hardware e o tamanho da tela multi-toque, que se assemelham muito ao principal concorrente e atual líder no mercado de tablets, o iPad da Apple. A segunda frente é o uso do sistema operacional Android do Google. Além de ser um sistema aberto, permitirá o surgimento de uma gama de aplicativos e novas funcionalidades para os usuários, além de dar-lhes muito mais liberdade de configuração e uso so dispositivo e sistema.

    A terceira frente de batalha da Dell ainda é nebulosa, mas se eles quiserem entrar de sola neste mercado, não deixarão de trazê-la para campo. Para garantir um mercado crescente de tablet contra seu rival da empresa de Steve Jobs, a Dell jamais poderá esquecer de embarcar seus tablets com todas as funcionalidades que o iPad não tem, como portas USB, câmera embutida, slots de expansão de memória, e muito mais.

    Esse último ponto é essencial não somente pela concorrência direta com a Apple, mas sim com todos os outros concorrentes que já prometeram entrar na briga para ganhar. E quem também já está se destacando sem ao menos ter entrado em campo ainda é o HP Slate, que já prometeu ser melhor que o iPad e vir embarcado em "funcionalidades" com tudo que o tablet da Apple parece ter se "esquecido" de acrescentar ao seu produto.


    Notícias relacionadas:

    - Conheça o HP Slater, o Tablet matador de iPad
    - Israel Impede Entrada de iPad por Causa de Wi-Fi
    - Comércio Paralelo do iPad
    - iPad Atrasado no Mercado Global
    - Google Android Tablet


    Links de Interesse:

    - Dell reportedly working on 7, 10 inch tablets
    - Dell 7” And 10” Streak Tablets Leak
    - Leaked: Dell's 7- and 10-inch Streak tablets