• Global Open Data Initiative Coordenando Projetos de Dados Abertos

    A Open Knowledge Foundation (OKF) anunciou recentemente a formação do novo Global Open Data Initiative (GODI). Junto a OKF na formação dessa nova iniciativa estão: Open Institute, Fundar no México, a Sunlight Foundation e a World Wide Web Foundation (W3F). A iniciativa tem como intuito agir como uma voz global para abertura de dados governamental e o suporte para iniciativas de dados aberta ao redor do planeta. A mesma pretende desenvolver uma agenda de pesquisa e base de evidência no suporte aos dados abertos, além de agregar recursos em todo o mundo. A GODI espera se tornar um "ponto central de referência para governos e CSOs (organizações da sociedade civil) interessadas na abertura de dados governamentais".


    Em um anúncio conjunto, a W3F destacou que, mesmo com as atuais iniciativas de abertura de dados crescendo em número durante os últimos quatro anos, de 2 para 300, e para um milhão de conjunto de dados foram liberados pelos governos ao redor do planeta, algumas iniciativas estão deixando a desejar, e os verdadeiros benefícios sociais não necessariamente estão sendo entregues. Para corrigir o problema, a fundação sugere que as iniciativas governamentais precisam ser gerenciadas por um compromisso maior, com transparência e prestação de contas. No entanto ela afirma que essa pressão deve vir do público. Assim sendo, a fundação irá trabalhar em um relacionamento estreito com as CSOs e afirma que "as sociedades civis devem fazer perguntas mais difíceis". Para isso, a fundação espera que diretrizes unificadas possam assistir tanto a sociedade civil na defesa de dados abertos, quanto os governos na construção de "sistemas vibrantes e robustos".

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Global Open Data Initiative to coordinate open data projects (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L