• Estatísticas dos Usuários do iPad

    Em uma análise estatística recentemente liberada pelo Chitika Labs, são reveladas informações importantes sobre os proprietários do novo tablet da Apple, o iPad. E são dados bastante interessantes. Cerca de 51 por cento desses proprietários utilizam Windows como sistema operacional em seus computadores pessoais, e aproximadamente 63 por cento desses mesmos usuários possuem Mac OS X. Isso mostra que a diferença entre sistemas operacionais caiu muito entre a comunidade de usuários a volta dos produtos da Apple.

    É interessante notar que a maior parcela de compradores de produtos Apple, ainda é a mesma detentora de computadores com o Mac OS X, com 63 por cento da preferência dos usuários. E pelos resultados você pode perceber que existe um percentual de usuários que possuem ambos os sistemas operacionais. Já o nosso amado Linux está muito longe dos holofotes, com aproximadamente 3% dos proprietários do iPad.

    Outro "derivado" do Linux, o sistema operacional Android do Google, não está muito longe, com quase 1,3 por cento. provavelmente os mesmos são usuários de telefonia móvel embarcado com Android. Isso mostra que não há hegemonia dos usuários do iPad para o uso do iPhone como gadget de telefonia móvel. Muito pelo contrário. Dos que compraram o tablet da Apple, apenas 8,5 por cento afirmam possuir um iPhone. E mesmo que ambos os valores sejam cumulativos, mal chegam a 10 por cento do mercado de telefonia móvel.

    E com quais dispositivos de telefonia móvel estariam os outros 90% dos proprietários do iPad? Com a RIM e seus BlackBerry, com a Nokia e sua miríade de smartphones? Ou com a própria Microsoft? Esses são resultados que a Apple deveria trabalhar em cima, e conquistar os novos usuários do iPad que não possuem um iPhone, a adquirirem o mesmo em um lançamento futuro. Mas isso é uma estratégia de marketing que a empresa terá de resolver sozinha.

    Ainda no quesito "sistema operacional", entre os usuários de Windows, o Windows Vista e Windows 7 aparecem tecnicamente empatados com 14,97 e 15,91 por cento, respectivamente. Quem está vencendo o páreo ainda é o Windows XP, com 19,20 por cento dos consumidores.

    Atualmente são estimados mais de 980.000 unidades de iPads vendidas em todo o território norte-americano, sendo somente hoje, o consumo de quase 63.000 unidades. outro fato interessante parece ser o foco de consumidores. A maior parte deles se encontra na Califórnia com quase 20 por cento dos iPads vendidos. Nova York, por incrível que pareça aparece em segundo, com com pouco mais de 8 por cento dos produtos vendidos, e empatado tecnicamente com o Texas. Já o restante do país, ou melhor dizendo, seu miolo, não se mostra muito interessado pelo produto. O que mostra o gráfico do Chitika Labs, é que o foco de consumo está nas bordas, sendo maior na costa oeste e um pouco menos na costa leste dos Estados Unidos.

    Já a Erictric, afirma que os iPads já são responsáveis por 0,03 por cento do tráfego de rede na Internet. Esse pode parecer um número muito baixo, mas pare para pensar em quantos usuários ativos a Internet tem diariamente, e você verá que esse número não é desprezível. E esse fluxo é referente a primeira semana de venda do produto. E de acordo com a NetMarketSource, que forneceu as estatísticas para o Erictric, esse comportamento não dá sinais de estagnação. Muito pelo contrário, apresentando crescimento constante de uso e acesso.

    Para título de comparação, os usuários totais do iPhone (e não somente os proprietários do iPad que possuem um smartphone da Apple) são responsáveis por 0,51 por cento do tráfego na Internet, enquanto o Android e o Windows Mobile aparecem empatados com 0,07 por cento e o BlackBerry com 0,04 por cento do mesmo tráfego. É interessante ficar atento que os resultados acima refletem o tráfego na Web, e não quota de mercado.

    Lembramos a todos que essas estatísticas são feitas por diferentes empresa, e por métodos passíveis de falhas, com margens de erro muito altas e podem não refletir corretamente o real quadro de aquisição e uso do iPad por seus proprietários.


    Links de Interesse:

    - 51% of iPad buyers own Windows PCs
    - ipad Stats
    - iPad Responsible For 0.03% of Web Traffic in First Week of Sales


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L