• Backups: Falhas Comprometem Receitas e Produtividade

    De acordo com uma análise feita pela GFI Software, muitas pequenas e média empresas estão perdendo uma enorme quantidade de informação crítica de negócios, como resultado de falhas nos processos de backups, e assim, sentem fortemente esses impactos.Muitos administradores de TI entrevistados, revelaram que falhas em backup não tem levado a uma perda de receitas e documentos importantes das empresas, incluindo os registros financeiros, e-mails de funcionários e informações confidenciais, além de números de segurança social.


    Como resultado, os entrevistados indicaram que backups com falha afetaram relações com os clientes, muitas operações de negócios e reputação da marca. Uma maneira de evitar a perda de dados, é realizar backup de arquivos críticos de negócios em uma base diária. No entanto, mais da metade (53%) das organizações pesquisadas revelaram que não realizam esses backups diários.

    Os administradores de TI indicaram a maior razão para não fazer o backup de dados todos os dias, alegando que isso não implicaria no uso eficiente de seu tempo, de acordo com quase um terço (32%) dos entrevistados. Na sequência, quase um quarto (23%) dos administradores de TI disseram que o backup de dados feito freqüentemente "não é necessário", ou que "não há muitos dados" para fazer backup. Em contraste direto, 10% dos administradores de TI disse que o maior motivo para não realizar um backup diário, é devido a enorme quantidade de dados.


    Falta de Recursos, Necessidade de Eficácia, Custos e Confiabilidade

    Outros entrevistados sugeriram que eles não realizam backups a em seu dia a dia, devido à falta de recursos para isso, além de faltar tecnologia eficiente ou espaço de armazenamento suficiente. Alguns entrevistados - incluindo 75% das pessoas que trabalham em organizações com 50-99 funcionários - disseram que backups diários são bastante perturbadores para a produtividade no local de trabalho.

    Quando questionados sobre como seus processos atuais de backup de dados poderia ser melhorado, o fator número um citado foi a velocidade, com a metade dos entrevistados indicando que eles querem que os seus processos de backup atuais sejam mais rápidos e mais eficientes. Outros fatores de custo (14%), segurança (6%) e confiabilidade (5%), enquanto um adicional de 6% disseram que pretendem que os processos de backup de dados da sua organização são geridos por terceiros.

    Quase dois terços das organizações não está gerenciando seu backup de dados através da nuvem, em vez de confiar em soluções de backup de dados virtuais on-premise ou. Os entrevistados citaram custos, segurança e confiabilidade como principais preocupações com uma solução de backup baseada em nuvem. Outros deles, sugeriram que eles preferem ter controle total sobre o seu processo de backup de dados, enquanto outros indicaram que ainda estavam considerando suas opções de backup.

    Um em cada dez organizações depende de uma abordagem híbrida para backup de dados. Um administrador de TI indicaram backup baseado em nuvem é apenas parte da solução. "Nós ainda recomendo um backup físico por causa de uma possível falha de internet."


    Ausência de Testes de Soluções de Backup

    A fim de proteger as informações críticas, as empresas precisam testar regularmente as suas soluções de backup para garantir que elas funcionem corretamente. No entanto, quase um terço (32%) dos administradores de TI entrevistados, revelaram que suas organizações não realizam tais testes. O setor de saúde é um dos mais negligentes nessa questão, com dois terços dos entrevistados revelando que não testam suas soluções de backup para verificar o seu grau de eficácia.

    Talvez não por coincidência, mas dois terços dos entrevistados no setor de saúde revelaram que sua organização sofreu uma perda de dados. Outros setores em que uma elevada percentagem de empresas não testam a eficácia de suas soluções de backup incluem: vendas, mídia e marketing (63%) e de arquitetura, engenharia e construção (56%).


    Recuperação de Dados

    A questão da realização de backups bem sucedidos é bastante complexa. Mas, igualmente, se não mais importante, é a capacidade de recuperar esses dados, quando necessário. Enquanto apenas 6% dos entrevistados confiam em processos de recuperação de dados diariamente, um em cada cinco entrevistados indicaram que eles precisam recuperar seus dados em pelo menos uma base semanal. Além disso, quase três quartos (74%) dos administradores de TI disseram que precisam recuperar seus dados, pelo menos uma vez a cada seis meses.


    Saiba Mais:

    [1] Net Security http://www.net-security.org/secworld.php?id=15095

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L