• Plataforma Android Novamente Atacada por Malware e Práticas de Ransomware

    Que a disseminação de falso software AV e ransomware é notícia velha para usuários de computador, a maioria das pessoas sabe. Mas agora, essas práticas estão prestes a se tornar um problema para os usuários de smartphones também. Nesse contexto, os pesquisadores da Symantec descobriram, recentemente, uma solução AV móvel falsa chamada "Defender Android", que está sendo oferecida a partir de um certo número de sites de download de terceiros, sob a forma de uma extensão para o aplicativo VoIP Skype.




    Uma vez instalado, o software pede permissão para ser executado com direitos de administrador, o que tornaria mais difícil para desinstalar depois. O primeiro aplicativo "varre" o aparelho e diz ao usuário que detectou uma série de infecções (e relaciona todas elas). Claro, isso é resultado de um processo de verificação falsa, e o aplicativo tenta convencer a vítima a baixar - e pagar - a versão completa que supostamente, irá, remover o malware do telefone.

    Se a vítima se recusa a fazê-lo, o software continuará a importunar-lhe constantemente apresentando pop-ups de aviso sobre a infecção. Ele também irá impedir que os usuários tentem desinstalar o aplicativo e de executar outras aplicações, por exemplo, um software antivírus legítimo que poderia ajudar com a desinstalação do malware.


    Saiba Mais:

    [1] Net Security http://www.net-security.org/malware_news.php?id=2520

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L