• Hardware Hacks: Onion Pi, DesignSpark e Placas para Controle de Arduino

    O Hardware Hacks é uma nova seção do Heise Online que coleta histórias sobre a vasta utilização de código aberto na área em rápida expansão do hardware aberto (open hardware). Aqui você pode encontrar todas as informações que necessita sobre projetos interessantes, reutilização de dispositivos e a criação de uma nova e profunda geração de sistemas abertos. Nesta edição: como tornar um Raspberry Pi em um proxy anônimo Tor, RS Components apresenta um site para projetos de hardware de código aberto, duas novas placas para controlar projetos com Arduino através de dispositivos móveis, e um backend de realidade aumentada para o Drupal.


    O Onion Pi é um proxy Tor pequeno e de baixo consumo de energia. Fonte: Adafruit Industries.

    Navegação segura com Raspberry Pi: A Adafruit Industries apresentou recentemente um projeto interessante para aqueles que se preocupam com as informações recentes de espionagem da NSA. A Onion Pi oferece uma maneira de tornar um Raspberry pi, um adaptador Wi-Fi USB e um cabo Ethernet em um proxy seguro para navegação via Tor, de baixo consumo. Após a instalação do Tor no Raspberry Pi e ter seguido os próximos passos na configuração, os usuários serão capazes de se conectar ao dispositivo via Wi-Fi e poder navegar de forma anônima pela rede Tor. Para aqueles que desejam começar logo a utilizar esse pequeno possante, a Adafruit também oferece um pacote pronto para uso por US$ 94,95, e ainda garante que irá doar uma parte do valor da venda para a Tor Foundation.

    RS Components apresenta we site para projetos de código aberto: A RS Components lançou recentemente uma nova parte de seu web site DesignSpark, chamado de DesignShare, que colecta projetos de código aberto eintroduções para projetos de hardware. O mesmo inclui esquemáticos para PCB e arquivos de layout, e os usuários poderão comprar diretamente as partes desejadas da loja online da RS Components. O novo web site foi desenvolvido junto com a famosa revista de entusiastas em eletrônica, a Elektor, e inclui setores onde os usuários poderão discutir os projetos existentes e futuros, além de poderem compartilhar ideias para os mesmos.

    Controle projetos Arduino de seu telefone: A campanha Ember & Torch realizada via Kickstarter está tentando levantar um montante de US$ 80.000 em fundos para a criação de duas placas de desenvolvimento de baixa energia com conexão Bluetooth que sejam compatíveis com Arduino, o que irá permitir que hackers possam interagir com seus projetos Arduino através de seus smartphones, tablets e outros sistemas disponíveis (desktops, notebooks, etc). A placa Torch (como é chamada) é similar ao Arduino Leonardo, além de ser compatível com todos os shields e projetos Arduinos existentes, enquanto a placa Ember é projetada na placa Arduino Micro e tem como alvo aplicações do tipo breadboard, prototipagem e instalações permanentes. O design de ambas as placas está sendo liberado como hardware de código aberto, e diferentes níveis de doação no Kickstarter permitem que os doadores possam receber uma ou as duas placas. Entretanto, os criadores do projeto destacam que devido a falta de suporte oficial para o padrão Bluetooth de baixa energia no Android, por enquanto a comunicação com as placas irá funcionar apenas em um limitado número de dispositivos Android.

    Backend Drupal para aplicações de realidade aumentada: Na DrupalCon 2013, a Promet Source apresentou sua PRAugmented Reality Suite, uma combinação de um módulo Drupal 7 e um framework para iOS que permite aos desenvolvedores escrever aplicações móveis que podem acessar dados referentes a geotag (posicionamento GPS identificado) em serviços web baseados no Drupal. Já o framework iOS oferece elementos UI e sobreposições prontos para uso, enquanto o módulod e código aberto Drupal recebe e processa as requisições de dados das aplicações, utilizando os campos do Drupal para filtrar informação relevante e enviar as mesmas para aplicações móveis. O código fonte para a PRAugmented Reality Suite está disponível via GitHub sob a licença MIT.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Hardware Hacks: Onion Pi, DesignSpark and Arduino control boards (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L